Image Map

24 de janeiro de 2013

Vidar

۞ ADM Sleipnir

Arte de Matias Cabezas

Vidar (do nórdico antigo Víðarr, "O que governa amplamente") é um deus nórdico conhecido como o "deus silencioso", e que vingará a morte de Odin, matando o lobo Fenrir durante o Ragnarok. Vidar é o irmão de Vali, e filho de Odin e Grid. 

Odin uma vez viu e se apaixonou pela bela Grid, que morava em uma caverna no deserto, e, cortejando-a, prevaleceu sobre ela para torná-la sua esposa. O descendente dessa união entre Odin (mente) e Grid (matéria) era um filho tão forte quanto o silêncio, chamado Vidar, a quem os antigos consideravam uma personificação da floresta primitiva ou das forças imperecíveis da Natureza. 

Como os deuses, através de Heimdall, estavam intimamente ligados ao mar, eles também foram vinculados por laços estreitos com as florestas e da natureza em geral por Vidar, cognominado "O Silêncio", que estava destinado a sobreviver a sua destruição e reinar sobre a terra regenerada. Este Deus tem a sua casa em Landvidi (a terra de largura), um palácio decorado com ramos verdes e flores frescas, situado no meio de uma floresta impenetrável primitiva, onde reina o profundo silêncio e solidão que ele ama. 

"Crescido sobre os arbustos 
E com a grama alta 
É a vasta terra de Vidar ". 

-Mitologia nórdica (R. B. Anderson) 

Esta velha concepção escandinava do silencioso Vidar é muito grande e poética de fato, e foi inspirada na paisagem acidentada do Norte. "Quem já vagou por estas florestas, em uma extensão de muitos quilômetros, em uma extensão sem limites, sem um caminho, sem um objetivo, em meio a suas sombras monstruosas, sua tristeza sagrada, sem ser preenchido com profunda reverência pela grandeza sublime da Natureza acima de tudo, a ação humana, sem sentir a grandeza da idéia que constitui a base de essência de Vidar?

Características e o Sapato de Vidar

Vidar é alto, forte e belo, tem uma espada de lâmina larga, e além de sua armadura usa um sapato de couro grande. O "Sapato grosso" de Vidar consiste de todas as peças de couro de resíduos que os sapateiros do Norte cortaram de seus próprios sapatos no dedo do pé e calcanhar, coletados pelo Deus durante todo o tempo. Como era muito importante que o sapato fosse grande e forte o suficiente para resistir aos dentes afiados do lobo Fenrir na batalha vindoura, tornou-se uma questão de observância religiosa entre os sapateiros dar a maior quantidade de couro que fosse possível . 


A Profecia das Nornas

Um dia, quando Vidar se juntou com seus colegas em Valhalla, eles receberam-no com alegria, pois todos o amavam e colocaram a sua confiança nele, pois sabiam que ele iria usar sua grande força em seu favor na hora da necessidade. Mas depois de ter sorvido o hidromel de ouro, Odin ordenou-lhe que o acompanhasse até a fonte Urdar, onde as Nornas estavam ocupados tecendo a sua teia. Quando questionadas por Odin a respeito de seu futuro e o destino de Vidar, as três irmãs responderam oracularmente pelos seguintes frases curtas: 

"Cedo começou." 
"Demais prolongado." 
"Um dia acaba." 

Para o que sua mãe, Wyrd, a deusa primitiva do destino, acrescentou:

"Com alegria mais uma vez venceu." 

Estas respostas misteriosas teriam permanecido totalmente ininteligíveis para os Deuses, se ela não tivesse os explicado que o tempo avança, que tudo deve mudar, mas que mesmo que o pai caisse na última batalha, seu filho Vidar seria seu vingador, e iria viver para governar um mundo regenerado, depois de ter conquistado todos os seus inimigos. 

"Lá está sentado 
O filho de Odin no dorso do cavalo; 
Ele irá vingar seu pai. " 

-Mitologia nórdica (R. B. Anderson) 

Com as palavras do Wyrd as folhas da árvore do mundo começaram a se agitar como se agitadas por uma brisa, a águia no seu galho mais alto bateu suas asas, e a serpente Nidhogg por um momento suspendeu a sua obra de destruição nas raízes da árvore. Grid, juntando-se ao pai e o filho, regozijou-se com Odin quando soube que seu filho estava destinado a sobreviver aos Deuses antigos e governar o novo céu e a nova terra. 

"Hão de habitar Vidar e Vali 
No trono dos deuses sagrados, 
Quando o fogo de Surtur se saciar. " 

-Mitologia nórdica (R. B. Anderson) 

Vidar, no entanto, não disse uma palavra, mas lentamente seguiu seu caminho de volta ao seu palácio Landvidi, no coração da floresta, onde, sentado em seu trono, ele ponderou sobre a eternidade, o futuro e infinito. Se ele foi sondado sobre os seus segredos, nunca revelou-los, para os antigos declarou que ele era "tão silencioso como um túmulo" - um silêncio que indica que ninguém sabe o que o espera na vida futura. 

Vidar não é apenas uma personificação da incorruptibilidade da natureza, mas também um símbolo de ressurreição e renovação, provando que novos brotos e flores estão sempre prontos para brotar para substituir aqueles que tenham caído em decadência. 

Arte de Marcel Gröber
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Isso me ajudou bastante, estava em duvida e esse texto acabou me ajudando, parabéns ao(s) envolvido(s).

    ResponderExcluir
  2. mas pelo pouco que conheço quem vinga Odin assume o trono é Thor...
    o que tem a dizer a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o Voluspa, durante o Ragnarok, Odin é devorado por Fenrir, Thor e Jormungard se matam. Fenrir é morto por Vidar, que é um dos poucos sobreviventes.

      http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2014/02/a-edda-poetica-parte-i-voluspa.html

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby