15 de setembro de 2012

Heimdall

۞ ADM Sleipnir


Heimdall, Heimdallr ou Heimedal, na mitologia nórdica, era o vigia e guardião da "Bifrost", ponte do arco-íris (a ponte que conduzia a Asgard) e dos deuses. Não se sabe ao certo de quem ele é filho, alguns acreditam que seja filho de Gigantes, e outros, que seja filho das nove filhas de Aegir. O surgimento deste deus é obscuro, pois o poema que continha a descrição desta história se perdeu no tempo.

Características

Heimdall era grealmente descrito como um homem alto, de cabelos escuros, queimados pelo sol e de rosto um pouco enrugado. Vestia uma túnica branca, usava botas de pele de foca, e utilizava pulseiras de ouro e prata nos braços. Carregava em uma das mãos uma pesada espada.

O deus é dotado de incrível visão e audição, consegue enxergar perfeitamente durante a noite, e podia ouvir até o som da grama crescendo em Midgard. Outra característica interessante era que ele não precisava dormir, dessa forma se mantinha em alerta o tempo todo. Diz o Edda em prosa que ele guardava seu ouvido na fonte de Mimir, e por isto podia ouvir tudo o que acontecia nos nove mundos de Yggdrasil.

Heimdall possuia um salão entre as falésias, chamado Himinbjorg. Ele também tinha um par de brilhantes dentes de ouro. Talvez seja por isso que ele é considerado às vezes como um deus da luz.



Lendas

De acordo com o poema Rígsþula, Heimdall teria ido a Midgard, sob o nome de Rig, e lá ele se hospedou na casa de três familias distintas (uma humilde, outra mediana e a última muito rica), e ele dormiu na cama do casal entre o homem e a mulher, e assim passados nove meses, nasceu um filho em cada família, sendo estes os ancestrais de cada casta, os servos, os camponeses donos de terras, e os nobres e chefes das tribos.

Apesar de ser conhecido como o imóvel vigia da Bifrost, O deus participou de muitas festas, (incluindo uma apresentada no poema Lokasenna, onde os deuses se reúnem para uma festa só para ver Loki causar uma cena e discutir com muitas outras divindades, como Skadi) e também esteve presente no funeral de Balder, ocasião na qual ele montou seu cavalo chamado Gulltop.


No Ragnarok ( o apocalipse nórdico), Heimdall irá soar a buzina uma última vez para alertar os deuses do final, e também para reunir-los para a batalha final. Nesse dia ele enfrentará seu eterno inimigo, o deus da trapaça, Loki, e a este ele vencerá, porém após a peleja, acabará morrendo pelos ferimentos sofridos durante o combate.

Culto

Não há indícios de um culto ao deus Heimdall, sabe-se que sua principal atribuição era guardar a ponte Bifrost ou ponte do Arco-iris, que leva ao mundo dos Aesir. E também que deveria tocar sua corneta Gjallarhorn se qualquer inimigo se aproximasse e também para avisar aos deuses quando o Ragnarök começasse.






Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby