10 de maio de 2013

Atena

۞ ADM Sleipnir



Atena, também conhecida como Palas Atena, era uma das divindades mais poderosas da mitologia grega, sendo a deusa da guerra, da civilização, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Ela era mais belicosa do que as outras deusas, e foi quase sempre bem sucedida em suas batalhas. Atena é também a deusa da sabedoria e da aprendizagem. A coruja era seu pássaro favorito, por causa de seu olhar sábio e solene, e muitas vezes é representada com Atena nas imagens que os gregos fizeram dela. A cidade de Atenas foi nomeada em homenagem a deusa e estava sob a sua proteção.


Nascimento

Atena é filha de Zeus e Métis, deusa da sabedoria e um dos primeiros amores de Zeus. Segundo Hesíodo afirma em sua Teogonia, Métis foi a primeira verdadeira esposa de Zeus. Métis ficou grávida, e Zeus recebeu uma profecia dizendo que seu filho com Métis lhe destronaria da mesma forma que aconteceu aos seus antepassados. Temendo a profecia, Zeus convenceu Métis a participar de uma brincadeira divina, onde cada um se transformava em um animal diferente e Métis, pouco prudente, acabou se transformando em uma mosca, e Zeus a engoliu. Durante a batalha entre os gigantes e os Olimpianos (Gigantomaquia), diz-se que Zeus sofreu uma dor de cabeça insuportável e mandou seu filho, Hefesto, cortar-lhe o crânio para descobrir a origem da dor. Hefesto o fez, revelando a totalmente crescida e armada deusa Atena, que surgiu da cabeça de seu pai, brandindo sua lança pronta para participar da batalha.


 

Embora esta seja a história mais comum do nascimento de Atena, é dito na Teogonia de Hesíodo e nas Odes de Píndaro, entre outras fontes antigas, outras variantes na história. Por exemplo, Sanconíaton é creditado com escritos  que afirmam que a deusa era filha de Cronos, tornando Atena irmã de Zeus em vez de sua filha. No entanto, este mito de origem parece ser algo de uma anomalia, como mitos e escritos mais subsequentes que caracterizam Atena como filha predileta de Zeus.


Atena é dito ter sido a inventora da carruagem puxada por cavalos. É à luz deste que foi dado o epíteto de Athena Hippia, e isso deu origem a um mito pouco conhecido de seu nascimento, que afirma que seu pai era Poseidon, deus dos cavalos. Atena também foi apresentada como filha do gigante Palas. 

Sua rivalidade com Ares




Ares era o deus da guerra e sua meia-irmã Atena era a deusa da guerra. Como duas divindades podiam aproveitar o domínio sobre o mesmo reino? A resposta encontra-se nos diferentes aspectos da guerra, que atraia a cada um. Ares amava o derramamento de sangue e a destruição que a guerra trazia. Embora Atena fosse uma lutadora experiente, ela preferia a paz, ela se levantava para a justiça e os ideais pelos quais suas batalhas eram travadas. Atena apreciava o lado intelectual de guerra, estratégia e planejamento, enquanto Ares preferia o caos e o esforço físico de uma batalha real. Por causa de suas diferentes abordagens para a guerra, estas duas divindades encontraram-se frequentemente em conflito.

Relação com os humanos


Enquanto Ártemis amava os bosques e montanhas, Atena gostava mais das cidades . Lá, ela observava o trabalho e as ocupações dos homens, e ajudava-os a descobrir melhores maneiras de fazer as coisas. Para eles, ela inventou o arado e o ancinho, e ela ensinou os homens a por jugo nos bois do arado para que pudessem cultivar o solo melhor e mais facilmente. Ela também fez o primeiro freio, e mostrou aos homens como domar cavalos com ele e fazê-los trabalhar para eles. Ela inventou o carro, a flauta, a trombeta, e ela ensinou aos homens como contar e usar números. Além de tudo isso, Atena era a deusa da fiação e tecelagem, e ela mesma poderia tecer os mais belos panos de várias cores e dos padrões mais maravilhosos.

Atena e Aracne

Era uma vez uma menina chamada Aracne, que era um tecelã habilidosa, e que também era muito orgulhosa de sua habilidade. Na verdade, ela era tão orgulhosa que uma vez  ela se gabou de que ela poderia tecer tão bem como a deusa Atena. A deusa ouviu essa petulância, e veio a Aracne na forma de uma mulher velha. Ela aconselhou a menina a voltar atrás em suas palavras, mas Aracne recusou. Em seguida, a mulher velha curvada se transformou de repente na deusa Atena. Aracne ficou assustada e surpresa, mas em um instante, ela estava pronta para o teste de habilidade que a deusa exigiu. As duas ficaram em teares lado a lado, e teceram panos cobertos com as imagens mais maravilhosas. Quando a deusa descobriu que ela não conseguia encontrar nenhuma falha no trabalho de Aracne,  ela ficou muito brava. Ela golpeou Aracne, e rasgou o pano em seu tear. Aracne ficou tão assustada com a ira da deusa que ela tentou se matar. Atena, em seguida se arrepende pela menina, e salva sua vida, transformando-a em uma aranha. Então Aracne passou a viver até hoje, e ainda tece a mais maravilhosa de todas as teias.



Não era sempre, porém, que Atena era tão maldosa como no caso de Aracne. Normalmente ela era gentil e generosa, e nada melhor do que o prazer dela em ajudar homens bravos e honestos, especialmente se eles forem hábeis e inteligentes.

Auxílio à Odisseu

Os gregos gostavam de contar a história de um homem a quem ajudou a Atena. Seu nome era Odisseu (romano Ulisses), e em uma grande guerra dos gregos ele provou ser um dos mais corajosos e mais astuto de todos os seus superiores. Mas de alguma forma ele havia desagradado o deus Poseidon tanto que, quando a guerra acabou, e todos os outros gregos navegavam em segurança, Poseidon não lhe permitiria alcançar seu distante lar. 

Assim, por 10 anos, Odisseu foi mantido longe de sua esposa e filho. Ele foi levado por tempestades, o navio naufragou, e ele teve que enfrentar e vencer os gigantes e todos os tipos de monstros. Na verdade, ele teve que fazer uma viagem ao mundo escuro dos mortos antes que ele pudesse descobrir como ele poderia voltar para sua casa. Mas apesar de tudo, Atena era sua amiga. Ela olhou por cima dele, e encorajou-o, e em cada dificuldade, ela lhe ensinou um truque pelo qual ele pudesse escapar. Finalmente, depois de ter sofrido muito, e tinha mesmo perdido todos os homens que tinham começado com ele, ela o trouxe em segurança para casa novamente, apesar de tudo o que Poseidon fez e poderia fazer para impedi-lo.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

15 comentários:

  1. Muito bom ... a história e o blog!! rs

    ResponderExcluir
  2. me ajudem , Quem foi que criou o mito Atena? E onde era contado esses mito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esse artigo pode lhe ajudar >>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Atena

      Leia a seção "Origem"

      Excluir
  3. Vocês planejam fazer algum post apenas sobre Aracne? Ela tem mais envolvimento na mitologia do que apenas seu conflito com á Deusa da Sabedoria.
    Ela é tipo *-* Acho que deveriam, é uma boa reapresentação :D

    ResponderExcluir
  4. como colocou essa seta do mause

    ResponderExcluir
  5. poxa queria copia pra um trabalho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! mande um email para portaldosmitos@gmail.com , fazendo a solicitação deste texto, e eu lhe enviarei uma cópia.

      Excluir
  6. adorei ótimo para meu trabalho melhor site de pesquisa ;) vlw!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber em relação ao sincretismo religioso, no candomblé e no catolicismo as associações com Atena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! NO camdonblé Atena pode ser associada a Euá, já no catolocismo, não consegui encontrar um santo correspondente.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby