Image Map

26 de outubro de 2016

Lissa


۞ ADM Sleipnir


Lissa (ou Lýssa, em grego: Λύσσα) era uma deusa grega ou espírito personificado (daimona) do frenesi e da fúria desenfreada, bem como da raiva em animais. Os atenienses escreviam seu nome como Lýtta (grego: Λύττα). Sua equivalente romana era denominada Ira ou FurorPor seus atributos, Lissa é relacionada com outros espíritos como Mania (a loucura), Coalemos (a estupidez) e Anoia (a demência).

O poeta Eurípides identifica Lissa em sua tragédia Héracles como sendo filha da deusa primordial da noite, Nix, que foi fecundada pelo icor que verteu de Urano após ele ter sido castrado por Cronos. Já o poeta Higino a descreve como sendo filha de Gaia e Éter

Participação nos mitos

Em racles, Eurípides relata como a deusa Hera ordenou a Lissa, por intermédio de sua mensageira Íris, que enlouquecesse Héracles, do qual Hera era grande inimiga. Lissa tentou dissuadir a Íris, sem êxito algum, e contra sua vontade, se introduziu no herói, incitando-lhe a matar sua mulher e seus próprios filhos.

O poeta Ésquilo identifica Lissa como sendo o agente enviado por Dionísio para enlouquecer as filhas ímpias de Mínias, que por sua vez desmembraram o rei de Tebas, Penteu.

Pinturas em vasos gregos da época revelam seu envolvimento no mito de Ácteon, o caçador dilacerado por seus próprios cães, enfurecidos como um castigo por ter visto a deusa Ártemis nua. Nesta cena, ela aparece uma mulher vestida com uma saia curta, e coroada com uma cabeça canina, representando a loucura da raiva.

fonte da imagem: theoi.com

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby