Image Map

9 de setembro de 2016

Marchadores Noturnos

۞ ADM Dama Gótica


No folclore havaiano, os Marchadores Noturnos (huaka’i pō em havaiano, também chamados de "Espíritos Enfileirados") são um exército fantasma formado pelos espíritos de antigos guerreiros havaianos. Esses espíritos deixam seus túmulos durante certas noites especiais em direção a antigos campos de batalha ou a outros locais sagrados. Eles marcham na escuridão após o pôr do sol até pouco antes do nascer do sol, alinhados em meio aos campos e bosques e acompanhados pelo som de tambores e de uma cantoria que gela o sangue de qualquer um que a ouve.


Os Marchadores Noturnos aparecem como ferozes guerreiros translúcidos que parecem estar indo para uma batalha. Eles carregam capacetes e capas elegantes, armas antigas e tocam tambores com força. Esses espíritos procuram recuperar o território roubado por colonos americanos, representar batalhas perdidas, vingar suas mortes ou ainda buscar uma entrada para o mundo dos mortos. Alguns relatos falam se tratam de espíritos ali'i (governantes) de alto escalão sendo guiados para lugares de grande importância ou para dar as boas-vindas a novos guerreiros para se juntarem à batalha.

A marcha geralmente é conduzida por um líder, e o ritmo da marcha depende de como este líder era quando vivo. Um líder que amava musica fica honrado com canções fortes e tambores. Já um líder tranquilo e calado lidera uma marcha silenciosa. Além disso, se o líder não gostasse de andar muito, ele seria carregado em uma tipóia pelos guerreiros. 


Conta-se que quem os vê ou é visto por eles é amaldiçoado e morrerá, a menos que o espírito de um membro de sua família ou antepassado esteja nas fileiras da procissão fantasmagórica. Ao ouvi-los, qualquer pessoa nos arredores deve se refugiar para evitar a maldição. Certas variantes da tradição dizem que o melhor é deitar-se no chão para evitar ser visto por eles, e esta prática também é uma forma de mostrar respeito pelos antigos guerreirosColocar folhas de "ti" (uma planta nativa havaiana) em torno da casa também é uma maneira de mantê-los longe de sua residência. 

Acredita-se que alguns deuses marcham com eles em certas noites em específico, e é nestas ocasiões que as tochas dos Marchadores Noturnos brilham com mais intensidade no escuro. De toda a infinidade de deuses havaianos, a deusa Hi'iaka é a que mais comumente participa da marcha.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. GA:Nossa que incrível a lenda é exatamente igual a que é mostrada no filme da netflix: Em busca de Ohana,eu pensei que era invenção do filme,Adoro suas postagens parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu tento fazer algumas teorias sobre,mas a sua matéria ficou perfeita eu achei que fosse invenção da quele filme um busca de Ohana da Netflix,mas quando vi o programa sobre eles na tv eu não paro mais de pesquisar sobre eles

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo essa lenda agora no discovery science

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby