Image Map

1 de julho de 2016

Adad

۞ ADM Sleipnir


Adad (provavelmente derivado da palavra árabe haddat, "trovão") era o deus acadiano do clima, sendo um deus popular nas regiões norte da Síria e da Babilônia. Outras culturas na região chamavam o deus de Ishkur, Remon, Addu, Hadad ou Baal-Hadad. Sua consorte é usualmente apontada como sendo a deusa síria Atargatis.

Tido como filho do deus do céu Anu, Adad detinha o poder sobre as tempestades e a chuva. Ele foi muitas vezes retratado como um guerreiro segurando um raio bifurcado ou um clube, e sua montaria era um touro, cujos berros e rugido eram como o som do trovão.

Como o próprio tempo, Adad tinha dois lados: um benéfico e outro destrutivo. Como o portador da chuva, Adad era saudado como o "Senhor da Abundância", cujo dom tornava as colheitas férteis e a terra nutrida. Pessoas de muitas terras áridas da Mesopotâmiao adoravam por este motivo. Como o portador de seca ou de temíveis tempestades, no entanto, Adad podia atacar seus inimigos com a fome, inundações, escuridão e morte.

Arte de Gonzo Snow

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Como fico feliz, que muitas pessoas curtem os personagens da mitologia sumeriana... Vocês não têm ideia. Grato Portal dos Mitos pelas publicações. E não se esqueçam do Enki; num futuro próximo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Baal é a perfeita personificação das forças da natureza: tempestade, raio, renascimento da vegetação... é um deus lindo e fecundo... amo

    ResponderExcluir
  3. Baal Hadad, era visto como o deus sol em Ugarit

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Baal possuía vários epítetos e era cultuado como deus de diversos aspectos conforme a região. Sob um desses epítetos, Baal Hammon, ele era associado a um deus solar. Não conheço o assunto profundamente, mas conheço Shapash, que esse sim era um deus solar de fato.

      Excluir
  5. Mas Baal Hammon era identificado com Dagon. Mas acredito que Hadad fosse mais representado pelas tempestades, mudanças climáticas, nuvens. Obrigada, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby