8 de junho de 2016

Yaguarogui

۞ ADM Sleipnir


Arte de Sophie
Yaguarogui é um mítico e gigantesco tigre esmeralda, presente nos mitos da tribo Chiriguani, na Bolívia. De acordo com o mito, Yaguarogui passa seus dias perseguindo o sol na tentativa de devorá-lo. No entanto, sempre que ele consegue engolir o sol, ele acaba tendo que cuspi-lo, pois não pode suportar sua enorme temperatura. Esse mito é a explicação dos Chiriguani para os eclipses solares.






fonte: 

  • Livro Indians of the Andes: Aymaras and Quechuas, de Harold Osborne
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Achei estranho um tigre fazer parte da mitologia de uma tribo da Américo do Sul pois não faz parte da fauna do continente. Fui dar uma olhada no livro da referencia no google books e o autor usa o termo "green tiger" ( entre aspas) e mais adiante no texto parece dizer que se refere a forma de um jaguar (inclusive usa a palavra Jaguarogui no mesmo texto).Não seria uma influencia do antigo Império Inca que dominou a região? Gosto do trabalho do site e gostaria de saber se há o livro citado em português ou se há mais fontes sobre o mito. Desde já agradeço e sucesso para a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J. Felix, infelizmente não encontrei outras fontes sobre este mito. Também acredito que houve a substituição da imagem do jaguar pelo tigre, e até iria mudar isso no texto, porém iria entrar em conflito com a imagem que usei para ilustrá-lo, então deixei como encontrei.

      Excluir
    2. Depois irei editar o texto, incluindo essa observação

      Excluir
    3. Obrigado pelo retorno. E mais uma vez, parabéns pelo trabalho de vocês!

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby