Image Map

24 de junho de 2016

Heibai Wuchang

۞ ADM Sleipnir


Os Heibai Wuchang (chinês: 黑 无常 白 无常, literalmente "Impermanência Preta e Branca"), são duas divindades da mitologia chinesa encarregadas de escoltar os espíritos dos mortos para o submundo. Como seus nomes sugerem, eles estão vestidos em preto e branco, respectivamente. Eles são os subordinados de Yama, o governante do submundo na mitologia chinesa, ao lado dos guardas infernais Niu-Tou e Ma-Mian. Eles são adorados como deuses da fortuna em templos chineses em alguns países.

Em alguns casos, os Heibai Wuchang são representados como um único ser - em vez de dois seres separados - conhecido como Wuchang Gui (também romanizado Wu-ch'ang Kuei), literalmente "fantasma da impermanência". Dependendo da pessoa que encontra, o Wuchang Gui poderia aparecer como um deus da fortuna que recompensa a pessoa por praticar boas ações ou uma divindade malévola que pune a pessoa por praticar o mal.

Nomes Alternativos

No folclore, o nome do guarda branco é Xie Bi'an (謝必安; 谢必安), enquanto o nome do guarda negro é Fan Wujiu (范 無 救; 范 无 救). Eles são muitas vezes referidos como "Generais Fan e Xie" (范 謝 將軍; 范 谢 将军). "Bi'an" significa literalmente "definitivamente em paz", enquanto "Wujiu" significa, literalmente, "não pode ser ajudado".

Na província de Fujian e em países do Sudeste Asiático, como Cingapura e Malásia, eles são conhecidos como "Primeiro e Segundo Mestres"  (大二老爺; 大二老爷; Dà Èr Lǎoyé) ou "Primeiro e Segundo Tios"  (大二爺伯; 大二爷伯; Dà Èr Yébó; Tua Di Ah Pek/Tua Li Ya Pek)

Em Taiwan, eles são chamados de "Sétimo e Oitavo Mestres" (七爺 八爺; 七爷 八爷; Qīyé Bāyé).

Na província de Sichuan, eles são referidos como os "Dois Mestres Wu " (吳二爺; 吴二爷; Wú Èr Yé).



Iconografia

Xie Bi'an  é comumente retratado como um homem de pele clara vestindo uma túnica branca e um chapéu alto grafado com as palavras chinesas  一 見 發財 / 一 見 生財 ("Torne-se rico ao me encontrar")一 見大吉 ("Torne-se sortudo ao me encontrar"), ou 你 也 來 了("Você veio também"). Ele possui um leque em uma das mãos e uma algema ou placa de madeira na outra mão. Ele é geralmente descrito como o mais alto dos dois.

Fan Wujiu é tipicamente representado como um homem de pele escura vestindo uma túnica negra e usando um chapéu semelhante ao usado por Xie Bi'an. As palavras chinesas grafadas em seu chapéu são: 天下太平("Paz para o mundo") ou 正在 捉 你 ("Prendendo você agora"). Ele possui um leque em uma mão e uma placa de madeira quadrada na outra mão. A placa possui grafadas as palavras 善惡 分明 ("Fazendo uma distinção clara entre o bem e o mal") ou  獎 善 罰 惡 ("Recompensando o bom e punindo o mal"). Ele também carrega consigo uma longa corrente enrolada em um de seus braços.

Algumas estátuas deles retratam-los com rosnados ferozes em seus rostos e com longas línguas vermelhas saltando para fora suas bocas para espantar os maus espíritos. No entanto, às vezes eles possuem expressões faciais diferentes: enquanto Xie B'ian parece amigável e acessível, Fan Wujiu parece ser severo e feroz.



Lendas

A lenda mais comum sobre Heibai Wuchang diz que Xie Bi'an e Fan Wujiu costumavam trabalhar juntos como policiais em um yamen (escritório e residência de um magistrado na China imperial). Um dia, um condenado que eles estavam escoltando para outro local escapou durante a viagem. Eles decidiram se separar para procurar pelo fugitivo e se reunir novamente mais tarde debaixo de uma ponte em um determinado momento. No entanto, Xie Bi'an se atrasou devido à uma forte chuva e não chegou a ponte no horário combinado. Fan Wujiu, que havia conseguido chegar no horário, ficou esperando por Xie Bi'an debaixo da ponte. A chuva forte causou inundações na área sob a ponte, porém Fan Wujiu se recusou a sair, porque ele queria manter sua promessa com seu colega, e, eventualmente, se afogou. Quando Xie Bi'an finalmente chegou ao local, ele ficou muito triste ao ver que Fan Wujiu havia morrido afogado, então ele cometeu suicídio enforcando-se. O Imperador de Jade ficou profundamente impressionado com as suas ações, e então decidiu nomeá-los como guardiões do submundo.

Algumas versões de sua história de fundo são geralmente semelhantes a história acima em dois aspectos. Em primeiro lugar, os dois concordaram em se reunir em um determinado lugar em um determinado momento. Em segundo lugar, as formas como eles morreram. As diferenças residem em suas carreiras anteriores: Alguns acreditavam que eles eram oficiais militares (portanto, eles também eram chamados de "generais"), enquanto outros dizem que eles eram camponeses que viviam próximos um do outro.

Há outras histórias que dizem que os Heibai Wuchang têm diferentes origens, não relacionadas. Fan Wujiu era um canalha que perdia seu tempo e dinheiro com jogos de azar. Seu pai tentou discipliná-lo e forçá-lo a mudar seus modos, mas ele se recusou a ouvir. Um dia, ele perdeu todo o seu dinheiro e teve uma violenta discussão com seu pai ao voltar para casa. Seu pai perdeu o controle de si mesmo e acabou matando o filho. Após sua morte, Fan Wujiu foi enviado ao inferno, onde recebeu a devida punição. Ele se arrependeu e expiou seus pecados, fazendo várias boas ações. Os deuses foram tocados pelo seu arrependimento e o estabeleceram como o Guarda Negro da impermanência. Xie Bi'an, por outro lado, nasceu em uma família rica e tinha uma personalidade gentil. Certo dia, seu pai lhe enviou em uma incumbência com uma grande soma de dinheiro, mas ele se esqueceu da mesma e usou o dinheiro para ajudar uma família pobre em necessidade. Quando percebeu seu erro, ele sentiu vergonha de voltar para casa e enfrentar seus pais, e então cometeu suicídio. Após sua morte, os deuses consideraram suas boas obras e o estabeleceram como o Guarda Branco da Impermanência.



Xie Bi'an e a mulher que chorava perante um túmulo


Um dia, Xie B'ian estava em patrulha quando viu uma mulher e duas crianças chorando na frente de um túmulo. Ele foi até eles e perguntou a mulher o que aconteceu. A mulher era filha de um rico comerciante, dono de quatro lojas. Ela nasceu com a varíola, o que afetou sua aparência física. Sua mãe morreu de depressão depois de se sentir culpada pelo que aconteceu com sua filha. O comerciante tinha um servo astuto, que sabia que ninguém iria querer casar com a filha de seu mestre por causa de sua aparência. O servo considerou que se ele se casasse com ela, herdaria a riqueza do seu mestre quando o mesmo morresse, então ele fingiu gostar dela e, eventualmente, eles se casaram. Ela lhe deu dois filhos. Tudo ocorreu bem durante um tempo, até que o servo revelou suas verdadeiras intenções. Ele negligenciou sua família, passou a tratá-los com desprezo, e empregou seu tempo aos prazeres carnais. O comerciante lamentou sua decisão de casar sua filha com o seu servo e então morreu em frustração.

Xie Bi'an sentiu muita raiva após terminar de ouvir a história e decidiu ajudar a mulher. Quando voltou para casa, a mulher conheceu um homem que queria lhe cobrar uma dívida de jogo feita por seu marido. Após receber o pagamento, o homem viu que ela estava sozinha em casa e tentou molestá-la, mas ela o empurrou e se trancou dentro de seu quarto. Em seguida, ela chorou por causa de sua situação e tentou se enforcar. Naquele momento, a porta do quarto se abriu e Xie Bi'an entrou acompanhado por seus filhos. Ela viu a aparência amigável de Xie Bi'an e não sentia medo. Ele então a aconselhou, dizendo-lhe: "Por que você está pensando em tirar sua própria vida? Por que você não pega seus pertences e deixa este lugar com seus filhos? Eles precisam de você para cuidar deles e criá-los". A mulher então resolveu atender o conselho de Xie Bi'an. Após eles saírem, a casa e as quatro lojas pegaram fogo de repente e foram completamente destruídas. Quando o servo descobriu sobre o fogo, já era tarde mais: toda a sua fortuna herdada já havia sido destruída.


traduzido e adaptado de https://en.wikipedia.org
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby