Image Map

27 de junho de 2016

A Princesa Encantada de Jericoacoara

۞ ADM Sleipnir


A Princesa Encantada de Jericoacoara é uma lenda famosa do estado do Ceará. Jericoacoara é uma pequena localidade litorânea pertencente ao município de Jijoca, situado ao norte do estado do Ceará, e está localizada na enseada que tem o mesmo nome, em cuja ponta ergue-se um farol. Segundo a lenda, debaixo do morro do farol local existe uma gruta repleta de tesouros, e dentro desta gruta vive uma uma linda princesa encantada.

Perto da praia, quando a maré está baixa, há uma furna onde só se pode entrar agachado. Esta furna de fato existe. Só se pode entrar pela boca da caverna, mas não se pode percorrê-la, porque, está bloqueada por um enorme portão de ferro. A gruta e a princesa estariam além daquele portão. A princesa foi transformada através de magia numa serpente de escamas de ouro, só tendo a cabeça e os pés de mulher


O encanto da princesa só pode ser quebrado com sangue humano, e esse sangue deve ser obtido através de um sacrifício, que deve ser feito junto ao portão que impede a penetração na parte mais funda da gruta. Assim, no dia em que alguém for sacrificado junto do portão, abrir-se-á a entrada para um reino maravilhoso. Com o sangue, deve ser feita uma cruz no dorso da serpente, e então o encanto terá fim, surgindo assim a princesa com toda sua beleza, cercada de tesouros inimagináveis, e a cidade com suas torres douradas, finalmente poderá ser vista. Então, o felizardo responsável pelo desencantamento, poderá casar com a princesa cuja beleza é sem igual nesse mundo. Mas, como até hoje não apareceu ninguém disposto a quebrar esse encanto, a princesa, metade mulher e metade serpente, com seus tesouros e sua cidade encantada, continua na gruta a espera desse "heroí".

No estado de Pernambuco, na cidade de Serra Talhada, antiga Vila Bela, existe uma lenda similar que também fala de uma gruta encantada, onde supostamente mora uma princesa serpente. Outros afirmam que esta gruta, seria na verdade, o Reino de Pedra Bonita, que ficava no sítio de Pedra Bonita, na mesma cidade, e onde viveu um povo muito místico e cruel. 


fonte:
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Não entendi O "herói" precisava matar uma pessoa para ganhar a garota e o dinheiro? É por isto que Herói está entre aspas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O texto original coloca herói sem aspas, mas eu não consigo ver heroísmo algum nisso, somente egoísmo.

      Excluir
    2. Por isso ela nunca foi liberta. Quem realmente faria isso "de boa vontade"?

      Excluir
    3. Sleipnir você se esqueceu que na mitologia herói tem um significado diferente e que os heróis não pressisam de um bom caráter.

      Excluir
    4. Por esse lado você tem razão Dragon. Mas nós estamos acostumados com o arquétipo de herói bom e justo, que inclusive se sacrificaria para ajudar os outros. Eu pelo menos não consigo atribuir atos como esses a um herói, mas entendo perfeitamente o que você disse.

      Excluir
  2. Como eu amo esse blog!!!! Infelizmente eu não venho aqui faz um bom tempo ou dou uma espiada pelo celular (e eu odeio digitar naquela telinha pequena -_- então acabei por dar uma sumida.... Mas o trabalho de vocês continua excelente!!! Eu tenho um livro que cita essa lenda (infelizmente, contada de forma bem resumida...) mas a abordagem de vocês foi muito mais completa, parabéns!Posso perguntar se vocês procurariam por uma lenda brasileira chamada Alma-de-gato? (acho que eu comentei sobre ela antes, mas não lembrava do nome, mas consegui encontrar recentemente ^^) Enquanto isso, eu vou me atualizando sobre os outros posts XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Liv! Espero que volte sempre! Alma-de-Gato tá na minha lista de postagens para fazer. Em breve você e os demais leitores poderão conferi-la aqui no blog.

      Excluir
  3. moro em jericoacoara e a lenda é real e sim existe a caverna na qual conta a lenda, tembem acrescendo a lenda a gruta de jericoacora é interligada com a do cajuerinho o mesmo fica á varios quilometros de jericoacora lá tambem conta a lenda de um principe encantado, mais está tudo certo alenda contada aqui, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu sou cearense e não sabia dessa lenda kkkkkk achei bem interessante, as lendas brasileiras são incríveis mesmo. Ótima postagem, como sempre.

    ResponderExcluir
  5. KKKK, heróis,kkkkkk, a justiça brasileira tem outro nome para esse cidadão...
    MELIANTE.
    O cara precisa cometer um assassinato egoísta para ficar com a garota e a grana (presumo que ele não terá interesse em pagar impostos e declarar essa riqueza para as autoridades, portanto, logicamente, o indivíduo será também um sonegador).
    Nosso herói vai libertar a linda princesa, porém, após o casório, será conduzido direto para Bangu 8!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby