Image Map

8 de janeiro de 2016

Psônen

۞ ADM Sleipnir


Psônen (P-son-en, literalmente "Portador da Neve") é o espírito de uma águia gigante presente na mitologia da tribo Abenaki, que viviam no no nordeste dos Estados Unidos e no sul do Canadá. De acordo com o mito, Psônen criava neve ao abrir suas asas, e por isso era tido pelos Abenaki como o responsável pelas nevascas. Infelizmente isso é tudo o que se sabe dele.

A citação mais recente ao Psônen foi no livro jogo de RPG Totems of the dead , que aborda as mitologias dos povos das américas do norte, central e do sul; sendo retratado fielmente ao seu mito como uma ave mitológica gigante elemental de gelo. 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. O problema de ter pouco assunto sobre o mito e que os norte americanos nunca deram muita importância a sua mitologia e também do fato que o povo Abenaki até tentou resistir ao opressor colonizador mas depois teve que fugir pro Canadá onde quase foi perdido toda a sua cultura , se tivessem conhecido sobre o mito com certeza já o teriam retratado em algum jogo e ai ele teria ficado conhecido, mas foi uma ótima postagem

    ResponderExcluir
  2. Seria uma possível inspiração do Articuno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, os dois tem características em comum. Segundo a pesquisa que fiz para o post sobre influências mitológicas em pokemón, Articuno seria inspirado no pássaro Roc, porém, acho que o Psônen tem muito mais haver.

      Excluir
    2. Vejo Articuno mais como psônen, Moltres como a fênix Russa e Suzaku, Zapdos como Thunderbird e Ho-Oh seria o Fenghuang(por causa da aparência e também é uma fênix)

      Excluir
  3. nunca deixem de postar, tudo aqui é ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Uma ave q faz gelo? Finalmente!!! Obrigado!!! Faz tempo que eu queria saber se existia um assim em alguma mitologia!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive a mesma sensação em relação ao Articuno devido ser a inspiração de Roc entretanto Psônen é mais plausível devido ter essa relação com o elemento gelo assim como o pokemon lendário

    ResponderExcluir
  6. Anivia do league of legends faz referencia a essa ave também;

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby