Image Map

4 de agosto de 2015

Belona

۞ ADM Sleipnir

Belona, arte do MOBA "Smite" 
Belona (derivado do latim bellum "guerra", também chamada Bellona e Duelona) é uma antiga deusa de origem etrusca/sabina, e cultuada pelos romanos como a deusa da fúria da guerra e das batalhas (provavelmente a deusa da guerra original dos romanos), antecedendo o sincretismo com a cultura grega, onde é associada a deusa Ênio. Ela era considerada por diversos autores como irmã, esposa ou filha de MarteEla o acompanhava em suas batalhas, e era responsável por conduzir os seus cavalos, os quais ela excitava com a ponta de sua lança. Ela também incentivava os guerreiros, guiando-os a vitória. Durante os primeiros anos da República Romana, Belona foi reconhecida como uma poderosa divindade, sendo implacável contra seus inimigos. 


Nas artes, Belona é geralmente retratada com um capacete na cabeça, vestindo uma couraça ou armadura e empunhando uma espada, lança, escudo, ou outras armas. Alguns historiadores e poetas romanos a descreveram como tendo serpentes no lugar de cabelo, e carregando um chicote sangrento numa mão e uma lança na outra. Em bustos heráldicos, Belona costumava ser representada como uma deusa alada ostentando um capacete ou coroa.



Festivais em honra de Belona eram celebrados nos dias 24 de Março (Dies Sanguinis, "Dia do Sangue") e 3 de Junho (Balonárias). Os sacerdotes de seu culto eram chamados de belonários, e eram conhecidos por oferecerem o seu sangue à deusa e profetizar as conquistas e derrotas romanas.

Todas as sessões do senado relacionadas à guerra estrangeira eram conduzidas em seu templo, o Templo de Belona, que era localizado no monte Capitolino, fora do pomério, o antigo muro sagrado de Roma. Quando o Estado romano entrava em guerra, era atirada uma lança em direção a uma coluna, chamada de "coluna de guerra" que se encontrava no recinto exterior do templo.

Belona, arte do MOBA "Smite"

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Tai uma das divindades menores que eu desconhecia. A mitologia romana eu normalmente não levo em consideração por conta dela emular a mitologia grega, mas é interessante ver as adaptações.

    ResponderExcluir
  2. por favor falem sobre os dragonianos e os vampiratas ou seja vampiros do mar agradeço

    ResponderExcluir
  3. https://i.pinimg.com/originals/c2/14/96/c21496095079d6962354655057d43c9e.jpg

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante . Admiro personagens lendários á muito tempo , não sei se por influência de ter lido muitos gibis quando garoto ou por causa de muitos filmes que vi sobre seres mitológicos como Hércules , Sansão e tantos outros . Sempre estou disposto á conhecer mais sobre esse tipo de assunto . Caso ainda não tenha sido postado , gostaria que fizessem um artigo sobre a mitologia brasileira ; ela é muito rica em estórias e personagens e bem pouco explorada , pois geralmente vemos mais matérias sobre mitologia grega ou romana .Obrigado pela atenção !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alex, temos uma categoria só com lendas e mitos brasileiros aqui no blog. Você pode acessá-la por esse link (http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/search/label/Lendas%20e%20Mitos%20Brasileiros) ou direto no Mapa do Blog, no menu abaixo do título do blog.

      Excluir
  5. Esta ai uma deusa pouco conhecida,mais muito legal. Deuses da guerra me animam muito.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby