22 de julho de 2015

Ovinnik

۞ ADM Sleipnir

Ovinnik (também chamado Gumiennik) é um espírito doméstico da mitologia eslava. Ele possui a aparência de um homem pequeno e velho, com cabelos longos, barba e bigode (que se parecem com trigo ou algum outro grão). Ele pode adotar a forma de um gato negro com olhos flamejantes, porém ele late como se fosse um cão. Os eslavos orientais consideram o Ovinnik o mais malévolo de todos os espíritos domésticos. 

Viktor Korolkov , “Ovinnik”
Segundo as lendas, o Ovinnik habita as casas de debulha (locais onde são retirados os grãos das espigas de milho). Estes são locais altamente vulneráveis a incêndios, e os eslavos criam que estes eram causados por Ovinniks, que se instalam no local e ateiam fogo nos grãos. Para aplacá-los, os camponeses ofereciam a eles galos e panquecas, esperando que assim os Ovinniks zelassem pelos grãos. Mesmo assim, muitas vezes os grãos eram incendiados, destruindo não só a casa de debulha mas também as casas ao redor da mesma. Como um meio de se evitar maiores tragédias, as casas de debulha eram construídas o mais longe possível das construções principais do terreno. Assim, o Ovinnik também era mantido bem longe da casa.

Apesar do caráter destrutivo, o Ovinnik possui o dom de prever o futuro, um dom que aliás a maioria dos espíritos eslavos possuem. Na véspera de Ano Novo, ele permitia que os camponeses adentrassem a casa de debulha (que deveria estar em total escuridão) e lhe tocassem nas costas; um toque quente indicavam boa fortuna, um toque frio significava infelicidade no ano que viria.

Ivan Bilibin, "Ovinnik"

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby