Image Map

14 de outubro de 2014

Angus Mac Og

۞ ADM Sleipnir


Angus Mac Oc ( "O Filho Mais Jovem", também conhecido como Aengus ou Oengus) era um dos deuses membros dos Tuatha de Dannan.Para os celtas, Angus era um deus da juventude, do amor e da beleza. Ele possuía uma harpa dourada que produzia uma música de doçura irresistível e dizia-se que os seus beijos se transformavam em pássaros que transportavam as mensagens de amor.

Angus era filho de Boann (esposa de Nechtan ou Elcmar) com seu amante DagdaA fim de esconder seu caso com Boann, Dagda fez o sol ficar de pé por nove meses e  assim Angus foi concebido, gestado e nascido em apenas um dia. Ele foi criado por seu irmão Midir.

Mitos

Angus figura em muitas histórias, mas citarei aqui seus mitos mais famosos.

Em uma ocasião onde Angus não estava presente, Dagda repartiu a sua terra, Brú na Bóinne (Newgrange), entre os seus filhos. Ao retornar, Angus descobriu que nada havia sido deixado para ele. Sob a orientação de Lugh, Angus engana seu pai e acaba tomando posse de sua casa no Brú na Bóinne. Angus foi instruído por Lugh a perguntar a Dagda se ele poderia viver em Brú na Bóinee por "Laa Ogus Oidhche" (que significa tanto "um dia e uma noite" ou "dia e noite"). Achando que o pedido de Angus se restringia a morar apenas mais um dia em Brú na Bóinne, Dadga aceita o pedido dele, porém Angus se referia â segunda interpretação da frase quando fez o pedido, e com a concordância de Dagda, Angus recebeu o domínio sobre toda a Brú na Bóinee de forma permanente. 

O Sonho de Angus


Certa vez, Angus acabou sonhando com uma jovem donzela e ficou perdidamente apaixonado por ela. Ele conta à sua mãe Boann sobre o seu sonho e sobre a jovem que ele havia visto nele, e então Boann decide procurá-la para o filho. Boann a procurou por toda a Irlanda durante um ano, mas ela não conseguiu encontrar a  jovem. Depois foi a vez de Dagda procurar a jovem, e passado um ano ele também não conseguiu encontrá-la. Finalmente Bodb Derg, sucessor de Dagda como rei dos Tuatha de Dannan, foi chamado para procurá-la, e depois de um ano ele finalmente encontrou a jovem em um lago.

Angus foi levado por Bodb Derg até o lago onde sua amada vivia, e lá ele viu 150 donzelas acorrentadas em pares. Ele consegue identificar a mullher de seu sonho entre as demais, pois ela era a mais alta entre elas. Angus também descobre que seu nome era Caer Ibormeithfilha de Ethal Anbuail, outro membro dos Tuatha De Dannan.

Ethal conta a Angus que sua filha era vítima de um encanto que fazia com que ela se transformasse em cisne a cada dois anos (durante um ano permanecia mulher e durante o ano seguinte permanecia cisne). Assim, para poder desposá-la, Angus precisava transformar-se em cisne, durante a noite do próximo Samhain. Ao chegar o momento, Angus deslocou-se para o lago onde se encontrava a sua amada. Ao mesmo tempo que sua futura esposa se transformava em Cisne, juntamente com as demais jovens, Angus também se transfigurou num belo cisne. Os dois, juntos, voaram então, ao redor do lago por três vezes, cantando uma melodia que fez o mundo adormecer por três dias e três noites.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Mt bom meu amigo, sua postagem ficou ótima ! Meu parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Reza a lenda de que, Angus era Gay. Quando o sol ficou de pé em sua reverência, na verdade não foi isso que ocorreu. Angus foi descoberto por Ragwélia, rainha que o amava nas noites de primaveras, e seu pai subjugava o poder dos raios solares sobre a terra, ou homens. O deus Sabionilio, pai de Ragwélia, o condenou a maldição, e fez terminar o romance com sua filha. Angus foi pego trepando, ou fazendo sexo com um rapaz das províncias de "Katetar"
    Mais uma de Ederson maia - Inconcert Literatura

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho é incrível. Muito obrigado por reunir tanta informação para nós!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby