Image Map

15 de outubro de 2013

Ragnarök

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia nórdica, o Ragnarök  (que significa “Julgamento dos deuses”) é uma série de acontecimentos que culminarão no fim do mundo. O Ragnarök será a batalha final entre os deuses (Aesires e Vanires, sob a liderança de Odin) e os Jotuns, gigantes de fogo e os descendentes de Loki, seu líder. Essa batalha mortal acontecerá nas planícies chamadas Vigrid e irá devastar todos os nove mundos de Yggdrasil

O Prelúdio do Fim

Profecias sinistras e sonhos há muito prediziam a queda do cosmos e de seus deuses e deusas junto com ele. Quando o primeiro destes eventos profetizados aconteceu - o amado deus Balder foi morto por Loki e enviado para o submundo - os deuses tiveram que enfrentar o fato de que eles já não podiam escapar de seu destino trágico. Então eles começaram a se preparar tão bem quanto poderiam. Odin tomou uma grande quantidade de tempo e cuidado, selecionando os mais hábeis guerreiros humanos para acompanhá-lo na batalha final contra os gigantes do mundo devorador. Mas, no fundo, eles sabiam que todas as suas ações desesperadas serão em vão.

Em Midgard, o reino da civilização humana, as pessoas abandonarão as suas formas tradicionais, desconsiderando os laços de parentesco, e se afundarão em guerras e maldade. Três invernos virão em seguida, sem nenhum verão no meio, numa laboriosa e devastadora estação  de trevas e frigidez, que as profecias chamam de Fimbulwinter ("O Grande Inverno").

Seguido a esses eventos, o Sol e a Lua serão engolidos pelos lobos Skoll e Hati (os responsáveis pelos eclipses segundo a mitologia nórdica), e com isso um grande terremoto irá abalar a terra, libertando Loki de sua prisão e também muitos outros. A poderosa serpente Jomungarnd emergirá do mar turbulento e engolirá as planícies de Vigrid, enquanto ela sacode a cauda, causando enormes ondas e borrifando veneno em todas as direções. O lobo Fenrir vai se libertar de suas correntes para propagar morte e destruição. Mesmo a árvore do mundo,Yggdrasil, irá tremer diante da destruição.

Um belo galo vermelho chamado Fjalar ("enganador"), irá alertar todos os gigantes que o Ragnarok teve início. Ao mesmo tempo em Niflheim, outro galo vermelho (que não possui um nome no conto) avisará a todos os mortos que a guerra começou. E também em Asgard, um galo dourado chamado Gullinkambi ("Crista dourada") alertará todos os deuses.

.
O perspicaz Heimdall, o vigia de Asgard, a fortaleza dos deuses, será o primeiro a visualizar um vasto exército de gigantes que se dirigirão para o reduto celestial. Entre a horda de Jotuns estará o deus Loki, ao leme do navio Naglfar, o "Navio dos Mortos". Heimdall soará a corneta Gjallarhorn, o" Chifre Retumbante ", e este será o aviso para todos no Valhalla de que a guerra começou. Todos os Einherjar (os guerreiros mortos recolhidos pelas valquírias) de Valhalla, irão se juntar aos Aesir e Vanir na luta contra os Jotuns. Odin equipado com seu capacete de águia e sua lança Gungnir, irá liderar o enorme exército de corajosos guerreiros no campo de batalha. Os Jotuns o farão juntamente com Hel, e todos os seus desonrosos mortos, velejando a bordo do navio Naglfar, que foi construído a partir das unhas de todos os mortos. Eles velejarão em direção ás planícies de Vigrid, que será o palco principal desta batalha. 

O Crepúsculo dos Deuses e a Renovação do Mundo

Os deuses lutarão bravamente até o fim. Thor e a serpente marinha Jormungand, mataram um ao outro, assim como Heimdall e Loki. Odin será morto por Fenrir, que por sua vez será morto por Vidar, filho e vingador de Odin. Tyr e o cão de guarda de Hel, Garm, vão matar um ao outro. Surtur irá matar Freyr, inofensivo sem sua espada mágica. Enquanto isso, o  dragão Nidhogg voará sobre o campo de batalha, e reunirá o maior número de cadáveres que puder para saciar sua fome sem fim.

Fenrir engolindo Odin

Freyr X Surtur


Fenrir x Vidar

No final, Surtur irá transformar todos os nove mundos, em um inferno de chamas e a devastada Midgard, afundará no mar e desaparecerá sob as ondas. A escuridão e o silêncio perfeito do vazio anti-cósmico, Ginnungagap, reinará mais uma vez. Não haverá nada que os deuses possam fazer para evitar o Ragnarök. O único consolo de Odin era que ele pode prever que o Ragnarok, não será o fim do mundo.


Somente um casal de humanos, chamados Lif e Lífthrasir, que encontrarão abrigo na árvore sagrada Yggdrasil, sobreviverão a hecatombe. E ao final da batalha, eles irão sair e povoar Midgard novamente. Poucos deuses irão sobreviver, dentre eles estão os filhos de Odin, Vidar e Vali e seu irmão Honir. Os filhos de Thor, Magni e Modi, herdarão o martelo Mjölnir de seu pai. E Balder e Hod voltarão do mundo dos mortos para se juntar ao novo panteão. Um novo sol e uma nova lua passarão a existir e deuses e homens passarão a viver em harmonia.

Possíveis Origens 

O Ragnarök tem sido tema de muitas controvérsias quanto à origem da sua narrativa, que só foi escrita mais tarde, após a cristianização do mundo nórdico. Muitos especialistas argumentam que os seus textos de caráter profético sobre o fim do mundo são inspirados em temas bíblicos como o Juízo Final, o Apocalipse, o fim do mundo de acordo com as teorias milenaristas, e o Eclesiastes. É feita também a comparação com outras narrativas mitológicas indo-europeias, o que pode indicar uma origem comum de mitos ou de influências pagãs externas. Para muitos estudiosos, essas influências emprestadas de outras culturas e reescritas por clérigos cristãos são erroneamente atribuídas à mitologia viking, e têm distorcido o conhecimento que temos da fé escandinava. O texto também pode ter-se inspirado na observação das catástrofes naturais na Islândia.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

25 comentários:

  1. humm portal dos mitos... isso me parece muito útil pra gastar meu tempo, vlw por criar este site vou vir aqui quando tiver vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, poderia passar a bibliografia dessa pesquisa? Grata. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitora, a minha pesquisa foi baseada nos textos desses sites:

      www.viking-mythology.com/ragnarok.html
      norse-mythology.org/tales/ragnarok/‎
      http://www.mythencyclopedia.com/Pr-Sa/Ragnarok.html

      Excluir
  3. olá adorei o site mas adoraria se fosse feito tbm uma pesquisa sobre a relação do jogo Ragnar com a história e qual a base q isso representa de como os criadores do jogo transformaram a história em game grato

    ResponderExcluir
  4. corrigindo n é ragnar e sim ragnarok obg

    ResponderExcluir
  5. na primeira foto a serpente é a bakunawa?

    ResponderExcluir
  6. '-' o Odin morreu com o Fenrir engolindo ele?

    ResponderExcluir
  7. Acredita que o ragnarok tem sido baseado no fim do mundo cristão? Ou o fim do mundo cristão fora baseado no ragnarok? Afinal, a crença pagã, os deuses vieram antes do surgimento do cristianismo e se reparar, ler bem a história, muitas coisas têm semelhança. Eu acredito na "mitologia" nordica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano foi após o cristianismo, só que os nórdicos não tinham conhecimento da existência do mesmo, não tenho certeza, vi isso em histórias por ai

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá Anderson, Jormungand ou Jormungandr se pronuncia da seguinte forma: Yorm-un-gand-are.

      Excluir
  9. Sou fã da mitologia escandinava. Em muitos livros, filmes atuais se inspiram nas Sagas ou Eddas. Explica de uma forma reduzida bem didática. Muito interesante a comparação entre a mitoligia e em relação a biblia. Um grande cataclismo e reforma humana está por acontecer, já que não cuidamos do nosso planeta como deveriamos. Os animais não sujam, não devasta as floretas, os humanos sim. Deveriamos de ser como os animais para ter os mesmo tipos de atitude. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  10. Verdade amigo anônimo. Eu acho muito interessante mesmo a mitologia nórdica e a mitologia grega. Além de serem mito. Não quero ofender ninguém Mais eu acredito na palavra de DEUS que é a bíblia sagrada. Ele sim possui toda a verdade da vida. O nosso único DEUS que fez o céu e a terra e nos criou. Amém....��

    ResponderExcluir
  11. É até o momento a melhor descrição dos eventos do Ragnarok que já encontrei escrito em nosso bom português, sou grato pelo esforço de vocês, curti bastante o site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Espero que continue acompanhando nosso trabalho!

      Excluir
  12. Muito bom o site um dos melhores textos sobre o Ragnarok que já li continuem com o ótimo trabalho, voltarei mais vezes!😉

    ResponderExcluir
  13. Em todo lugar q eu lia sobre o ragnarok "todos" diziam q a deusa Hel permaneceu em seu reino durante o ragnarok e n tomou nenhum partido na guerra, agr estou confuso =s

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber quem teve essa profecia

    ResponderExcluir
  15. Se os deuses precisavam das maçãs douradas para viver até o Ragnarok, então como Loki, Surt, Fenrir, Jormugand etc vivem até o ragnarok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loki tecnicamente não era um deus, e seus filhos tbm não, todos monstros gerados com a giganta Angrboda. Talvez não precisassem. Se precisavam comer da maça, então pode ser que seja um furo do Snorri.

      Excluir
    2. Você ainda citou Surt, não creio que ele precisasse das maças, acredito que os gigantes tem uma grande longevidade, até maior que os deuses. Os deuses tbm tem, mas sem as maçãs eles ficam velhos e decrépitos, e eventualmente morrem.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby