Image Map

6 de maio de 2013

Andvarinaut

۞ ADM Dama Gótica


Na mitologia nórdica, Andvarinaut (nórdico antigo: a oferta de Andvari), era um anel mágico forjado pelo anão Andvari que tinha a faculdade de atrair outros metais preciosos e ajudava seu dono a encontrar mais ouro. 

Quando Odin, Loki e Thor caminhavam por Midgard, Loki matou uma lontra que nadava no rio e pegou sua pele. Mais tarde eles descobriram que a lontra se tratava de Ótr, irmão de Fafnir e Regin, filho do rei dos anões, Hreidmar. 

Hreidmar exigiu a morte de Loki pelo assassinato de seu filho. Para salvar Loki, fez um acordo com Hreidmar no qual ele pagaria uma peça de ouro por cada fio de cabelo da pele de Ótr. Hreidmar aceitou a oferta ficando com o próprio Odin e Thor como reféns até que Loki cumprisse o acordo. 

O único tesouro que possuía todo esse ouro pertencia a Andvari. Andvari vivia sob uma cachoeira e que muitas vezes transformava-se em um peixe para dar um mergulho. Loki - o deus trapaceiro era muitas coisas, mas certamente não era estúpido. Então uma rede fornecida por Ran, Loki capturou Andvari na sua forma de salmão e exigiu o seu tesouro e o Andvarinaut em troca da sua liberdade. E por ser obrigado a dar a Loki o seu tesouro, Andvari amaldiçoou o anel de modo a que destruísse qualquer ser que o usasse. 


Sábio, Loki não tocou no anel e oferece-o a Hreidmar, junto com o resto do tesouro. Hreidmar é assassinado por seus filhos Fafnir e Regin por causa do ouro, mas Fafnir decidiu que queria o tesouro só para si e transformou-se num dragão, afastando o irmão. 

A mando de Regin, Sigurd (herói nórdico) matou Fafnir e tomou para si todo o tesouro, oferecendo Andvarinaut a Brynhild e prometendo casar-se com ela. No entanto, Sigurd sob o feitiço de Grimhild, recuperou o anel oferecido a Brynhild e ofereceu-o a Gudrun a quem acabou por desposar. Gudrun era filha de Grimhild, e irmã de Gunnar, Hogni e Guttorm. 

Gudrun, uso o anel como símbolo da união de ambos mesmo após a morte deste pelas mãos dos seus irmãos. Depois da morte de Sigurd e Brynhild, Gunnar escondeu o tesouro numa caverna para protegê-lo de seus inimigos. 

Anos mais tarde, Andvari descobre a caverna e recupera o seu tesouro, mas Andvarinaut estava perdido para sempre. 

A lenda de Andvarinaut é um dos temas centrais da ópera Der Ring des Nibelungen, de Richard Wagner, e inspiração do romancista britânico J. R. R. Tolkien a criar o Um Anel no seu romance de fantasia, O Senhor dos Anéis.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby