Image Map

12 de março de 2013

Inanna

۞ ADM Sleipnir


Inanna é a deusa suméria mais importante da antiga Mesopotâmia, adorada principalmente como a deusa do amor, da fertilidade e da guerra. Em diferentes tradições, Inanna é filha de Anu ou ela é a filha do deus da lua Sin. Em várias tradições, seus irmãos incluem o deus do sol Utu, o deus da chuva Ishkur, e Ereshkigal, a Rainha do Submundo. Seu assistente pessoal é Ninshubur. Ela nunca é considerada como tendo um cônjuge permanente, embora Dumuzi seja seu principal amante. 

Iconografia

Inanna é geralmente representada como uma deusa ricamente vestida ou como uma mulher nua. Seu símbolo é uma estrela de oito pontas ou uma roseta. Ela foi associada com leões - um símbolo de poder - e era frequentemente representada em pé sobre as costas de duas leoas. Sua ideograma cuneiforme era um nó torcido em forma de gancho de juncos, representando o pilar do armazém (e, portanto, a fertilidade e abundância). 



Mitos

Um mito bem conhecido sobre Inanna fala de sua descida para a "terra sem retorno", o submundo governado por sua irmã Ereshkigal, para reclamar seu governo. Condenada à morte lá, Inanna é depois trazida de volta à vida com a ajuda de Enki, o deus da sabedoria. Para permanecer no mundo dos vivos, no entanto, Inanna deveria fornecer um substituto para sua posição no submundo. Ela escolheu seu marido, Dumuzi (conhecido como Tammuz na mitologia semita). Este mito, bem como outros sobre Inanna, foram posteriormente adotados pelo culto de Ishtar. 


Em versões posteriores da história, Dumuzi permanece no submundo durante o inverno e retorna ao mundo dos vivos para o verão, quando sua irmã Geshtinanna toma seu lugar entre os mortos. A morte e renascimento anuais de Dumuzi são muitas vezes associadas com as estações do ano, semelhante à história de Perséfone na mitologia grega.

Os mais importantes santuários de Inanna eram localizados em Uruk, Zabalam e Babilônia.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. "Lugar de não retorno", se chamava: KURNUGIA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Gostaria de salvar alguns textos, mas não é possível :/ de qualquer forma agradeço a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Se precisar de algum texto em especial faça o pedido através do nosso e-mail: portaldosmitos@gmail.com, pois assim que possível lhe enviarei uma cópia!

      Excluir
  3. Você colocou informação errada.
    Inanna e Ishtar são a mesma deidade. Aliás, Ísis também se refere á ela...
    E ela é filha de Nana, neta de Enlil, bisneta de Anu, sendo irmã gêmea de Utu/Shamash/Samas.
    Anu gerou Enki e Enlil, e Enlil gerou Nergal, Ninazu, Ninurta e Nana, e Nana gerou Nuscu, Utu e Inanna.

    Tu tem muita informação falsa no seu site.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby