Image Map

16 de fevereiro de 2013

Prometeu

۞ ADM Sleipnir

Arte de Black Hood

Na mitologia grega, Prometeu (grego Προμηθεύς, "previdência") foi o titã criador da humanidade, através de água e terra. É filho dos titãs Jápeto e Tétis (outras fontes apontam Climene, filha do titã Oceano, como sua mãe), e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. É pai de DeucaliãoA deusa Atena lhe ensinou arquitetura, astronomia, matemática, navegação, medicina e metalurgia, e ele, por sua vez ensinou aos seres humanos. Zeus, o líder dos deuses gregos, ficou com raiva de Prometeu por tornar as pessoas poderosas, ensinando-lhes todas essas habilidades úteis.

Quando os deuses escolheram Prometeu como árbitro em uma disputa, ele enganou o crédulo Zeus, fazendo-o escolher as piores partes do touro sacrificial, escondendo-as debaixo de uma camada rica em gordura. Para punir Prometeu, Zeus retirou o fogo dos homens. "Deixe-os comer sua carne crua", declarou ele. Em resposta, Prometeu, esgueirou-se até o Monte Olimpo, acendeu uma tocha no sol, e escondeu um pedaço de carvão queimando em um caule oco. Ele fugiu com ele e, assim, restituiu o fogo para a humanidade.


Zeus, como vingança, tentou, sem sucesso, enganar o irmão de Prometeu, Epimeteu, a aceitar a bela mas travessa Pandora como um presente. Epimeteu, consciente do anterior conselho de seu irmão, recusou. Depois de seu truque falhar, e com raiva de todos as trapaças cometidas contra ele, Zeus acorrentou Prometeu em um pilar nas montanhas do Cáucaso, onde todos os dias uma águia pousava sobre ele e se alimentava de seu fígado. Durante o frio noturno da montanha, o seu fígado se regenerava completamente, apenas para ser devorado novamente no dia seguinte.

Assim foi, dia após dia, ano após ano. Epimeteu casou-se com Pandora, em um vão esforço para libertar seu irmão. Pandora - tão maldosa quanto era linda - abriu a famosa caixa em que Prometeu tinha selado todos os males que afligem a humanidade, dentre eles: velhice, trabalho, doenças, insanidade, imoralidade e sofrimento, deixando apenas a esperança dentro dela. Só anos mais tarde, a mando de Héracles (Hércules), Zeus tornou Prometeu livre, com a condição de que outro tomasse o seu lugar no martírio, o que foi feito por Quíron, o rei dos centauros. Segundo Hesíodo, Prometeu foi solto após Héracles abater a ave que o devorava e quebrar as suas correntes.

Arte de Manuel Veloz Aguilar
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

28 comentários:

  1. Gostei muito do texto, super claro e informativo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante, muito bom texto.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, me ajudou bastante, ficou algumas coisas faltando para intender melhor mais procurei em outros sites e vc foi o melhor de todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poderia deixar nos copiarmos o seu texto, nao da para copiar e colar :( só falto isso...

      Excluir
    2. Os textos estão bloqueados para cópia devido ao enorme número de blogs e sites que estão nos plagiando sem dar créditos ao nosso blog. Dá trabalho elaborar esses textos e não podemos admitir que outros levem os créditos.Caso precise dos textos para trabalhos de escola ou outros fins, formalize o pedido por e-mail e teremos prazer em fornecê-lo.

      Excluir
    3. copiei no caderno já afff kkkk mais mtu obg amno ajudou mtu

      Excluir
  4. Muito bom esse texto. Porém eu gostaria se tivesse mais detalhes...

    ResponderExcluir
  5. Texto ótimo , porém como não dá para copiar para meu trabalho escolar tive que pegar de outro site....

    Mas o texto ficou ótimo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc ainda precisar do texto, nos mande um e-mail fazendo a solicitação e enviaremos uma cópia para vc. O bloqueio contra cópias é para tentar frear o alto número de plágios.

      Excluir
  6. Poxa, ótimo mesmo adorei, foi a melhor pagina que eu encontrei :)

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo um livro , e nele fiquei com a duvida de como Herácles avia solto ele , obrigado !!

    ResponderExcluir
  8. Como poderá Prometeu ser o Criador da Humanidade,se Deus é o Rei do Universo,Criador de todas as coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como descrito acima, na mitologia grega, Prometeu é tido como o criador da humanidade. O deus da mitologia cristã também é um deus criador, só que somente em sua própria mitologia. Um adendo: a mitologia judaico-cristã tem forte influência da mitologia suméria, e muitas de suas crenças foram absorvidas das crenças sumérias e adulteradas conforme os interesses.

      Excluir
  9. Muito bom o texto... Me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  10. Fantastico o blog.
    Somente tenho dificuldades pra ler com fundo preto e letras vermelhas.

    ResponderExcluir
  11. Parabens..texto muito claro e finalmente entendi a frase:..Prometeu cumpriu?

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto edição limitada incrível 1 resumo d prometeu

    ResponderExcluir
  13. Se tem um deus que merece ser chamado de herói e salvador é esse. Reparem, em toda cultura mitologia e panteão tem um "vilão" que é punido e demonizado por ajudar ou abrir os olhos da humanidade sempre projetada pra ser ignorante e gado de abate. Loki e Azazel tiveram punição igual e representam a mesma coisa. Sua versão suméria, Enki é o primeiro exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não o chamaria de herói, já que ele enganou Zeus pra começar.

      Excluir
  14. Excelente obra. A história dos deuses seculares me fascina.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby