Image Map

11 de janeiro de 2013

Mula Sem-Cabeça

۞ ADM Sleipnir


A lenda da Mula Sem-Cabeça é, certamente, uma das lendas brasileiras mais famosas. Acredita-se que ela tenha origem européia, mais precisamente em Portugal nos tempos medievais (pressupõem-se que este mito tenha nascido no século XII, época em que as mulas serviam de transporte para os padres), e que tenha sido difundida no Brasil no século XVI ou posteriormente. Alguns mitos similares como a Muladona e a Almamula, são correntes em territórios hispânicos. No Brasil, a lenda disseminou-se por toda a região canavieira do Nordeste e em todo o interior do Sudeste. A Mula-sem-cabeça, representa uma espécie de lobisomem feminino, que assombra povoados onde existam casas rodeando uma igreja.

Aparência

A aparência da criatura varia muito de região para região. A cor mais comumente atribuída a ela  é a roxa, as vezes preta com uma cruz branca pendurada no peito. Ela possui também uma ferradura de prata (ou ferro), que produz um trote sinistro, mais alto do que qualquer cavalo comum é capaz de produzir. Apesar de ser decapitada, a Mula ainda é capaz de relinchar ( geralmente muito alto) e as vezes geme como uma mulher chorando. É dito também possuir um freio ligado à sua não existente boca e também que ela expele chamas de suas narinas igualmente não existentes ( a maioria das versões afirma que o fogo é expelido diretamente do pescoço cortado).



A Maldição

Segundo esta lenda, toda a mulher que mantivesse estreitas ligações amorosas com um padre, em castigo ao seu pecado (aos costumes e princípios da Igreja Católica), tornar-se-ia uma Mula Sem-Cabeça Esta história tem cunho moral religioso, ou seja, é uma repreensão sutil ao envolvimento amoroso com sacerdotes e também com compadres. Os compadres, eram tidos como pessoas da família, e qualquer tipo de relação mantida entre eles, era considerada incestuosa. 

A metamorfose ocorreria na noite de quinta para sexta-feira, quando a mulher, em corpo de Mula Sem-Cabeça corre veloz e desenfreadamente até o terceiro cantar do galo, quando, encontrando-se exaurida e, algumas vezes ferida, retorna a sua normalidade. Homens ou animais que ficarem em seu trajeto seriam despedaçados pelas violentas patas. Ao visualizar a Mula-sem-cabeça, deve-se deitar de bruços no chão e esconder unhas, dentes e qualquer coisa que brilhe, para não ser atacado, ou então deve-se ser corajoso o suficiente para tentar tirar as suas rédeas.


Dizem que espetar um alfinete nela ou amarrá-la a uma cruz acaba com a maldição. No primeiro caso, a transformação será impedida, enquanto o benfeitor está vivo e mora na mesma paróquia em que seu feito foi realizado. No segundo caso, a mulher ficará em forma humana até que o sol amanhecer, mas vai se transformar novamente na próxima vez. Outros contos afirmam que tirar o freio de ferro que a Mula Sem-Cabeça carrega também termina com a maldição enquanto o benfeitor está vivo. Amarrando as rédeas de volta na boca da mulher voltará com a maldição.

A remoção da praga é um grande alívio para a mulher, porque a maldição inclui muitas provações, então a mulher agradecida normalmente irá arrepender-se os seus pecados e se casar com o benfeitor. Em qualquer caso, quando a mula muda de volta para a forma humana da mulher amaldiçoada será completamente nua, suada e com cheiro de enxofre.

A maldição da Mula Sem-Cabeça não pode ser transmitida (ao contrário da maldição vampírica), porque ela é adquirida como resultado de um pecado cometido deliberadamente pela mulher amaldiçoada.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Bem interessante o post. Estou fazendo uma historia sobre e me ajudou bastante o/

    ResponderExcluir
  2. Mula-sem-cabeça é uma denominação dada no Rio Grande do Sul as mulas que vagam sem destino (na maioria dos casos mulas selvagens)

    ResponderExcluir
  3. ADORO SABER SOBRE LENDAS OU FOLCLORE. OBG

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby