Image Map

28 de novembro de 2012

Morrigan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Genzoman

Morrigan (também Mórrígan, Morrígu, Mór-Ríoghainé a deusa celta da batalha, conflito e também da fertilidade. Seu nome pode ser traduzido tanto como “A Grande Rainha” ou “A Rainha Fantasma”, títulos ambos apropriados para ela. Ela aparece tanto quanto uma deusa única quanto como um trio de deusas. As outras deusas que formam o trio são Badb (Corvo) e/ou Macha (também uma palavra para corvo) ou Nemain (Fúria). A deusa é frequentemente representada como esta ave que lhe dá nome e é uma dos Tuatha Dé Danann ("A tribo da deusa Danu") que ajudou a derrotar os Firbolg e os Fomorianos, nas duas guerras de Mag Tuireadh

Morrigan, assim como todas as deidades celtas, está associada às forças da natureza, ao poder sagrado da terra, o Grande Útero de onde toda a vida nasce e depois deve morrer para que a fecundidade e a criação da terra possam renovar-se. 

Características 

Morrigan é alta, possui cabelos longos até a cintura, que serviam como uma espécie de "capa" sobre os ombros, olhos penetrantes tão negros quanto a noite, pele branca quase translúcida e corpo de músculos bem delineados que não deixavam de revelar os seus encantos femininos sem par e fazer qualquer um pensar nos prazeres carnais que ela poderia oferecer. Por trás da sua bela aparência há uma guerreira implacável, caçadora das mais hábeis, mestra no manuseio de qualquer arma e invencível no combate por sua força descomunal e invulnerabilidade. 

Morrigan é também uma deusa associada à morte, ao amor e à guerra, que pode assumir a forma de um corvo. Nas lendas irlandesas, Morrigan é a deidade invocada antes das batalhas, como a deusa do destino humano. Dizia-se que quando os soldados celtas a escutavam ou a viam sobrevoando o campo de batalha sabiam que havia chegado o momento de transcender. Então, davam o melhor de si, realizando todo o tipo de ato heroico, pois depreciavam a própria morte. Para os celtas, a morte não era um fim, mas um recomeço em outro Mundo, o início de um novo ciclo.

Arte de Daria Rashev

Aliás, em qualquer batalha, seja entre deuses ou mortais, lá estava ela liderando tropas com um grito de guerra tão alto quanto o de dez mil homens e plenamente armada até os dentes onde se destacava em sua indumentária de combate as duas lanças da mais pura prata que carregava nas mãos (quando lançadas capazes de partir ao meio o avanço de um exército inimigo e destroçar em pedaços quem estivesse mais próximo). 

Compreender a morte no ponto de vista celta nos faz recusar o fato de muitos autores associarem Morrigan ao aspecto Ancião. A morte é um inicio de um novo ciclo, a entrada num novo mundo, e não somente o fim. Os Celtas não tinham esta nossa moderna visão negativa da morte. Portanto antes de Anciã, Morrigan é uma Donzela. 

Morrigan também tinha poderes mágicos como o de cegar os inimigos jogando sobre o campo de batalha uma névoa penetrante bem como também dotada do dom de mudar sua forma humana para de um corvo carniceiro, lobo ou mesmo de uma anciã de aparência bem inocente. Conhecendo bem tanto o poder curativo das ervas e raízes quanto à maneira de usa-las como um veneno mortal. 



Morrigan e Cú Chulainn

Morrigan, a Grande Rainha, sempre vitoriosa no combate, teve seu fim através do amor não correspondido de Cú Chulainn (uma espécie de semideus e herói celta ao estilo do Hércules dos gregos) sendo atingida de uma forma mais dolorosa do que em qualquer ferimento obtido em batalha. Assim, ironicamente, o Amor foi à arma que finalmente derrotou a invencível Morrigan. 

Conta-se que Morrigan foi atraída pelas façanhas do herói celta Cú Chulainn. Certa vez, Cú Chulainn foi acordado por um forte grito vindo do Norte (que na lenda celta, é o Reino da Justiça e Morte). Ordenou, então, ao seu cocheiro que ele preparasse a carruagem para que fossem atrás da origem do estranho grito. 

Durante a viagem pelo Norte, encontraram uma mulher vinda em direção a eles: ela usava um longo vestido e manto vermelho, tinha cabelos ruivos e carregava uma lança longa e cinza. Saudando-a, Cú Chulainn perguntou quem era ela. A mulher respondeu-lhe que era filha de um rei chamado Buan (o Eterno), e que tinha caído de amor por ele depois de ouvir sobre seus feitos. 

Cú Chulainn não reconheceu que a mulher era uma encarnação da deusa Morrigan, e bruscamente respondeu-lhe que tinha coisas melhores a fazer, do que preocupar-se com o amor de uma mulher. Morrigan disse-lhe que ela havia ajudado em seus combates, e que iria continuar a ajudá-lo em troca de seu amor. Arrogantemente, Cú Chulainn recusou, dizendo que não precisava da ajuda de nenhuma mulher em uma batalha. 

Então Morrigan se enfureceu: "Se você não quer o meu amor e ajuda então você terá meu ódio e inimizade. Quando você estiver em combate com um inimigo tão bom como a ti mesmo, irei contra você em várias formas e impedi-lo-ei, até que seu oponente tenha a vantagem.”. 

O herói desembainhou a espada para atacar a mulher, mas assim que iria ameaçá-la, viu um corvo sentado no galho de uma árvore. O corvo era o pássaro totem da deusa e Cú Chulainn finalmente percebeu que ele havia rejeitado a ajuda da Morrigan, a temível.


No dia seguinte, Cú Chulainn desafiou um grande guerreiro chamado Loch. Este zombou de Cú Chulainn e se recusou a lutar. Mas, o herói o provocou e o combate iniciou-se e a deusa iria interferir. Morrigan veio contra ele três vezes. A primeira foi na forma de uma novilha vermelha que tentou bater-lhe; a segunda foi na forma de uma enguia, que se envolveu em suas pernas enquanto ele estava na água, e; pela terceira vez, ela veio de encontro a ele como um lobo cinzento que agarrou o braço da espada. 

Apesar das vantagens ganhas pelo seu adversário, Cú Chulainn conseguiu acertar a deusa: quebrou a perna da novilha, pisoteou a enguia e espetou um olho do lobo. Apesar das desvantagens em relação à Loch, Cú Chulainn conseguiu, finalmente, matá-lo como sua lança mágica. 

Depois que o confronto terminou, Morrigan apareceu-lhe novamente, mas desta vez, sob a forma de uma velha que ordenhava uma vaca de três tetas. Cú Chulainn pediu-lhe um copo de leite, então, ela deu-lhe a bebida da primeira teta, mas não foi o suficiente para saciar sua sede; deu-lhe então mais leite, só que da segunda teta, e o efeito ainda fora o mesmo; finalmente, a partir da terceira teta da vaca, a bebida pôde saciar a sede do herói. Grato, ele perguntou como poderia recompensá-la, e ela pediu para que a curasse dos ferimentos que ele a tinha causado enquanto estava sob os disfarces - apenas Cú Chulainn podia curar as feridas, e gentilmente o fez. 

Morrigan apareceu para ele mais outras vezes, e por último em sua morte na Batalha de Muirthemn, como um corvo que pousou em seu ombro. 

Quando Lug (Lugh) pergunta para Morrigan qual seria a sua contribuição para derrotar os exércitos dos Fomorianos (dentro da segunda grande batalha de Mag-Tured) ela responde: 

"Não te preocupes: tudo o que eu quiser alcançarei, graças ao poder dos meus feitiços. A minha arte aterrorizará de tal modo os Fomore que a planta dos seus pés ficará branca, e os seus maiores campeões terão uns a seguir aos outros devido à retenção da urina. Quanto aos outros guerreiros, fá-los-ei ter tanta sede que ficarão enfraquecidos, e farei com que todas as fontes fujam deles de modo a não poderem matar a sede. E enfeitiçarei as árvores, as pedras e as elevações de terra de tal modo que, confundindo-as com contingentes de homens armados, os inimigos nelas se perderão cheios de terror e de pânico".


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

16 comentários:

  1. Adorei essa história da deusa Morrigan porque acabo de ler um livro que tem como participação essa divindade o livro se chama: Os corvos de Avalon, muito bom eu recomendo esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite.Tambem li OS CORVOS DE AVALON,e realmente um lindo trabalho.Alias amo a forma como Marion escrevia. E parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Aonde você conseguiu a terceira e quarta imagen, eu adorei elas.

    ResponderExcluir
  4. HEY. Por favor. Apaixonei pelo cursor do mouse!!! Como obtenho? Arigato! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não lembro de onde peguei, lembro que foi um site só de cursores para sites e blogs

      Excluir
  5. No primeiro parágrafo no final que fala: “... que ajudou a derrotar os gigantes Fribolg e os Fomorianos, nas duas guerras de Mad Tuireadh.” está errado. Os fomorianos que são os gigantes, os fribolg são os habitantes da Irlanda antes dos Tuatha de Dannan chegarem.

    ResponderExcluir
  6. Qual Deus eu posso colocar no meu altar junto com
    A morigan??

    ResponderExcluir
  7. olá Amigo,poderia me indicar um ou mais livros sobre Morrigan? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse site!
    Sempre entro nele para fazer as minhas pesquisas e, recentemente fiz uma sobre Morrigan. Ficaria muito feliz se você pudesse ler e dizer o que acha ;)
    http://wp.me/p18BuC-fU

    ResponderExcluir
  9. Obrigado! Esse blog é muito especial. É raro encontrar sites tão ricos em conteúdos e organizados como esse. Preciso enaltecer também o mapa do blog, com os tópicos bem separados e com uma arte muito caprichada de cada mitologia. Desperta mais nossa atenção e fascínio. Obrigado ao dono, faz um ótimo trabalho. 😊😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que lhe agradeço pelo seu comentário. Revigora minhas forças.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby