Image Map

27 de outubro de 2012

Hitodama

 ۞ ADM Sleipnir

Hitodamas em GeGeGe no Kitarō

Hitodama (japonês 人魂 ou ひとだま, "alma humana" ou “bola humana”) é um termo usado na mitologia japonesa para as almas de pessoas recém-falecidas, que ao deixarem seu corpo, tomam a forma de misteriosas bolas de luz flutuantes. Essas bolas de luz geralmente apresentam um cor branco-azulada, porém podem apresentar as cores vermelha ou laranja. Além disso, costumam flutuar lentamente, e não muito longe do chão.


Em noites quentes de verão, essas estranhas e brilhantes esferas de luz podem ser vistas flutuando em torno de cemitérios, casas funerárias ou casas onde pessoas morreram recentemente. Na maioria das vezes, elas são vistas um pouco antes ou depois do momento da morte, quando a alma deixa o corpo para retornar ao éter. É mais comum vê-las à noite, embora ocasionalmente apareçam durante o dia. Raramente, uma hitodama se materializa quando a pessoa perde a consciência, flutuando para fora do corpo, apenas para retornar quando a pessoa recobra a consciência.

Hitodamas são inofensivas, porém é importante que não sejam confundidas com yokais, alguns dos quais possuem aparência semelhante e podem causar danos aos humanos e até mesmo a morte. Uma Hitodama em particular pode ser distinguida de um yokai pela distinta cauda de luz que se arrasta atrás dela conforme flutua.

Arte de Maxa-art

Origem da lenda

A lenda do Hitodama surgiu por causa dos gases florescentes (conhecido em português como fogo-fátuo), que podem ser vistos próximos a cemitérios e pântanos. De tempos em tempos, surgem nesses locais misteriosas chamas azuladas, que aparecem por alguns segundos na superfície e logo depois somem sem deixar vestígios. Hoje é sabido que esse fenômeno está associado à decomposição de matéria orgânica, onde certos gases liberados entram em combustão espontânea ao entrarem em contato com o ar.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby