14 de setembro de 2012

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

۞ ADM Sleipnir


O Cavaleiro sem Cabeça (Gan Ceann), ou Durahan (do irlandês Dullahan) é uma aterrorizante criatura lendária e imortal, geralmente vista sem cabeça cavalgando um cavalo negro e levando a própria cabeça nos braços. 

Dizem que a cabeça é putrefata, e a cor e a consistência dela é a mesma de um queijo mofado. Ela emite um estranho brilho, e serve de lanterna para iluminar o seu caminho. Os seus olhos são enormes e sombrios, e a sua boca exibe um sorriso constante e hediondo que toca ambos os lados do rosto. O Durahan possui ainda um chicote que é feito com a coluna de um cadáver humano. 

Às vezes ele é visto montando somente um cavalo negro, que galopa durante a noite, espalhando o terror em seu rastro. Outras vezes, ele aparece em uma carruagem puxada por seis cavalos negros. Ela é iluminada com velas e feita de caixões, pedras de túmulos e ossos humanos. A carruagem viaja tão rápido que o atrito dos cascos dos cavalos é são ditos incendiarem as cercas ao longo dos lados da estrada.


Dizem que no momento em que o seu cavalo para de correr, um ser humano morre. Não há nenhuma maneira de barrar a cavalgada de um Durahan. Todas as fechaduras e portas se abrem automaticamente quando ele se aproxima. Se você ouvi-lo chamando o seu nome, certamente a morte cairá sobre você. W.J. Fitzpatrick, um historiador irlandês, relata:
"Eu mesmo vi o Durahan, parando no alto da colina entre Bryansford e Moneyscalp tarde da noite, quando o sol estava se pondo. Ele levantou a sua própria cabeça em sua mão e ouvi-lo chamar um nome. Eu coloquei minha mão em meus ouvidos, caso o nome fosse o meu, então eu não podia ouvir ele dizê-lo. Quando olhei novamente, ele tinha ido embora. Mas pouco tempo depois, houve um grave acidente de carro nessa mesma colina e um jovem morreu. Tinha sido o seu nome que o Durahan havia chamado. "
Além de tudo isso, o Durahan não gosta de ser observado enquanto atua, e joga uma bacia de sangue em todos aqueles que se atrevem a fazê-lo (sendo isso muitas vezes um sinal de que esses estão entre os próximos a morrerem), ou ataca os olhos dos observadores com seu chicote. No entanto, o Durahan se assusta com ouro, e até mesmo um único alfinete de ouro pode afastá-lo. Um conto famoso no condado de Galway, na Irlanda, relata o seguinte:
"Um homem estava a caminho de casa ao entardecer, entre Roundstone e Ballyconneely. Estava ficando escuro e, de repente, ele ouviu o som de cascos de cavalo batendo ao longo da estrada atrás dele. Ao olhar em volta, ele viu o Durahan em seu cavalo, cavalgando em direção a ele com uma velocidade razoável. Após um grito, ele começou a correr, mas o Durahan veio atrás dele, e ficando colado nele o tempo todo. Na verdade, teria ultrapassado-o e levado-o para longe se não tivesse caído na estrada um alfinete de ouro das pregas de sua camisa. Houve um rugido no ar acima dele e, quando ele olhou novamente, o Durahan tinha ido embora. "
As origens do mito sobre o Durahan não são conhecidas com certeza, mas acredita-se que ele seja a encarnação de um deus antigo celta, chamado Crom Dubh. Este deus era adorado pelo rei milesiano Tigernmas, que governou a Irlanda cerca de 3200~3600 anos atrás e que legitimou o sacrifício humano para os ídolos pagãos. Crom Dubh exigia vidas humanas todos os anos, sendo a decapitação o método favorito de sacrifício.

A adoração à Crom continuou na Irlanda até o século VI, quando missionários cristãos chegaram a Irlanda vindos da Escócia. Sob a sua influência, as velhas religiões sacrificiais da Irlanda começaram a perder sua força. No entanto, Crom Dubh não podia renegar a sua cota anual de almas, e então teria assumido uma forma física que se tornou conhecida como o Durahan ou "far dorocha" (que significa homem negro), a personificação tangível da morte.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. post muito bom. o cavaleiro sem cabeça é muito forte! parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da lenda, eu adoro muito também o Durahan acho ele muito interessante, vocês poderiam colocar as lendas do Kyoma e dos Bifrons, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sempre dos cavaleiros negros por causa dos cavaleiros do zodíaco.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gostei, e acho legal essa lenda e aquele filme com o Johnny Depp do Cavalheiro sem Cabeça é muito top.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby