Image Map

20 de dezembro de 2017

Rūaumoko

۞ ADM Sleipnir


Rūaumoko (também conhecido como Rūamoko) é na mitologia maori o deus dos terremotos, vulcões e também das estações do ano. Ele é o filho mais novo dos deuses Rangi e Papa.

Mitologia

Após Papa e Rangi serem separados por seus filhos, Rangi começou a chorar, e suas lágrimas provocaram uma inundação na terra. Tane e seus irmãos decidiram virar Papa para baixo, de forma que um não pudesse mais ver a tristeza do outro, fazendo com que Rangi parasse de chorar. Uma versão da lenda conta que Rūaumoko, estava no peito de sua mãe no momento em que ela foi virada para baixo, e ele acabou sendo levado para o mundo inferior. 

créditos: https://tepunareomaori.co.nz/product/ruaumoko-atua-poster/

Outra versão da lenda diz que Rūaumoko não havia chegado a nascer, estando ainda dentro do útero de Papa, e que lá permaneceu para fazer companhia a sua mãe. Nessa versão da lenda, são seus movimentos dentro do útero de Papa que provocam os terremotos. Posteriormente, Rūaumoko tornou-se consorte da filha e ex-mulher de seu irmão Tane, a deusa da morte Hine-nui-te-po.

Em algumas tradições, Rūaumoko cria o campo vulcânico de Auckland ao lado de seu irmão Mataaho, em retribuição a uma guerra entre duas tribos rivais de patupaiarehe

Arte de FooRay

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby