8 de setembro de 2017

Tir

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andranik Asatryan
Tir (ou Tiur, em armênio: Տիր) era o deus da linguagem escrita, da aprendizagem, da retórica, da sabedoria e das artes, adorado na antiga Armênia.

Ele era o filho de Hayk ( lendário patriarca e fundador da nação armênia) e considerado mensageiro do deus supremo Aramazd. Era também um adivinho, explicava sonhos, registrava as boas e más ações dos homens e também guiava as almas para o mundo inferior. Tir passava um mês do ano documentando os nascimentos e mortes de pessoas em seu diário, e durante os outros onze meses, ele se dedicava a dar inspiração a escritores, poetas, músicos, escultores e arquitetos.

O templo de Tir era localizado perto da cidade de Artaxata. O 4º mês do antigo calendário armênio foi nomeado após Tir; "Tre" ou "Tri". Também levam o nome a montanha Tirinkatar, a cidade Tirakatar, as aldeias Tre e Tirarich, e alguns nomes armênios como Tiran, Tirots e Tiridates. No período helenístico, os armênios consideravam Tir como os deuses gregos Apolo e Hermes.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby