5 de maio de 2017

Nang Ta-khian

۞ ADM Sleipnir


Nang Ta-khian (em tailandês: นาง ตะเคียน; "Senhora de Ta-khian") é um grupo de espíritos femininos do folclore tailandês, e pertencente a uma classe de espíritos ou fadas relacionadas a árvores, conhecida genericamente como Nang Mai (em tailandês นาง ไม้, "Senhora da Árvore"). Os Nang Ta-khian em particular habitam árvores da espécie Hopea odorata. Essas árvores, comumente chamadas de Ta-khian (daí o seu nome), são naturais da Tailândia, Bangladesh, Cambodia, Índia, Laos, Malásia, Myanmar e Vietnã, e podem atingir até 45 metros de altura.

De acordo com a tradição oral tailandesa, esses espíritos costumam aparecer como jovens belas e atraentes, vestindo trajes tradicionais tailandeses geralmente em cores avermelhadas ou acastanhadas. Eles assombram a região ao redor da árvore e também casas, palafitas ou qualquer outra coisa construída com madeira de Ta-khian. Eles atacam pessoas perversas ou imorais que se aproximam de sua morada, mas aqueles que são bons e justos nada tem a temer. Por isso, árvores Ta-khian quase nunca são cortadas para o uso de sua madeira, uma vez que isso deixa o espírito que habita nela furioso. 


Se por algum motivo uma árvore Ta-khian tenha que ser cortada, uma cerimônia especial deve ser realizada para fazer com que o espírito deixe a árvore, ou então ele irá permanecer ligado a à madeira e a qualquer coisa feita a partir dela, assombrando as pessoas e trazendo desgraça e má-sorte. O único lugar que usa sua madeira sem nenhum problema são os mosteiros budistas, onde a virtude dos monges tornam esses espíritos inofensivos.

Os Nang Ta-khian e as árvores que eles habitam são reverenciados como divindades pelos tailandeses e, em algumas áreas, são criados santuários ao redor da árvore, e ofertas como alimentos, pequenas esculturas e roupas são deixadas para eles. Acredita-se que em troca, eles fornecem sorte e riqueza (em especial ganhos em loterias). 


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby