Image Map

8 de fevereiro de 2017

Sunna

۞ ADM Sleipnir

Arte de Javier Bahamonde

Sunna (também Sól, Sun, Sunnu ou Gull) é a deusa nórdica que personifica o Sol, atestada na Edda poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em prosa, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Ela é irmã de Mani, o deus que personifica a Lua. Na Edda em prosa, Sunna é adicionalmente descrita como a esposa de Glenr, de quem não se tem mais informações.

Os pais de Sunna e Mani são os gigantes Mundilfari e Glaur. Diz a lenda que seus filhos eram tão belos que o casal decidiu dar a eles os mesmos nomes dos astros celestes, que foram originalmente criados pelos deuses Odin, Vili e Ve através das faíscas de Muspelheim. Este fato foi considerado uma audácia pelos deuses, que furiosos, tomaram Sunna e Mani de seus pais e os colocaram no céu, onde se tornaram responsáveis por guiar as carruagens do sol e da lua.


Para conduzir sua carruagem, Sunna segurava um chicote e um escudo chamado Svalin ("o esfriador"), para proteger também a terra e os seres humanos do calor excessivo e destrutivo de sua luz. Puxada pelos cavalos Allsvinn ("O mais rápido") e Arvak ("Aquele que acorda cedo"), a carruagem solar é perseguida diariamente pelo lobo Skoll, que durante os eventos do Ragnarok finalmente engolirá Sunna. 

Algumas fontes afirmam que Sunna terá uma filha, que após sua morte e o alvorecer do Novo Mundo, continuará a realizar o mesmo percurso de sua mãe nos céus.

Arte de Sol Devia


fontes:
  • Wikipédia (inglês)
  • https://pontedeasgaard.wordpress.com
  • http://www.pantheon.org
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Poderia me explicar como ela volta para casa depois de terminar o dia? Já que se ela voltasse pelo mesmo caminho o dia voltaria e caso ela permanecesse no outro lado do mundo o Sol nasceria na direção oposta e pelo o que eu conheço sobre o mundo mitologia nórdica, os Vikings não acreditavam que a Terra era redonda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Se eu descobrir a resposta te conto kkk.

      Excluir
    2. Boto fé que ela passa por baixo do mundo kkk tipo, midgard fica em um galho na árvore do universo, Sunna fica dando voltas por cima e por baixo do galho kk minha teoria.

      Excluir
  2. uando anoitecia, ela mergulhava no mar ou na terra e assumia a direção de um barco puxado por um enorme peixe, iniciando um trajeto inverso, do oeste para o leste. No final da noite, antes do alvorecer, Sunna emergia lentamente do mar ou da terra, sentada novamente na sua carruagem dourada, com o brilho contido na alvorada e aumentando progressivamente seu brilho e calor.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby