Image Map

28 de novembro de 2016

Limos

۞ ADM Sleipnir


Limos (em grego: λιμός), era a deusa grega ou espírito personificado (daimona) da fome e da inanição. Era oposta por Démeter, a deusa dos alimentos e da agricultura, e as duas jamais se encontravam. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa FamesComo outros terríveis espíritos personificados, Limos foi gerada sozinha por Éris, a deusa da discordia, porém o poeta Homero, em sua Ilíada, a nomeia como sendo filha de Zeus.

Limos desempenhou o papel de carrasco em alguns castigos infligidos pelos deuses aos mortais. Dentre estes mortais, estava Erisictão, um antigo rei da Tessália. Rico, ímpio e violento, ele não temia e nem reverenciava os deuses. Um dia, indo contra todos os argumentos de seus criados, Erisictão violou um bosque consagrado a Deméter. Munido de um machado, ele derrubou inúmeras árvores consagradas à deusa e golpeou um imenso carvalho, árvore favorita da deusa, do qual esguichava sangue a cada golpe.


Um de seus criados tentou impedi-lo de continuar, e acabou tendo a cabeça cortada em um único golpe. As dríades, divindades da floresta, também não conseguiram impedi-lo, e recorreram a Deméter, exigindo justiça.

Por intermédio das ninfas, Deméter ordena que Limos entre no estômago de Erisictão, despertando-lhe um apetite devorador, que nada é capaz de apaziguar. Em poucos dias, Erisictão consome toda a comida disponível em seu palácio e gasta toda sua fortuna para comprar mais e mais. Desesperado, ele vende como escrava sua filha Mnestra, para comprar mais comida. Esta recorre à ajuda de seu amante Poseidon, que lhe concede o dom da metamorfose, e assim consegue escapar inúmeras vezes dos seus sucessivos proprietários e voltar para o reino, onde acabava sendo vendida novamente. Mesmo assim, Erisictão não consegue saciar-se e emagrece sem parar. Enlouquecido, Erisictão começa a comer os próprios membros e acaba devorando a si próprio.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Como Nix, que é a Deusa mais poderosa da mitologia grega, deixa seus filhos e filhas trabalharem para os deuses olímpicos como se fossem escravos???? Acho isso revoltante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de na postagem de Nix dizer que ela é filha dela, na verdade Limos é filha de Éris, e neta de Nix.

      Excluir
  2. Então é desse mito que surge a palavra Lima e Fome.

    "Fulano come mais que Lima"

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby