16 de novembro de 2016

Espartos

۞ ADM Sleipnir


Os Espartos (grego Spartoi, literalmente "homens semeados", também chamados de Sparti) são um povo mítico da mitologia grega. São guerreiros virtualmente imbatíveis, possuidores de força e habilidade incríveis, porém possuem baixo intelecto, o que os leva a lutar entre si por qualquer motivo.

A primeira aparição deles foi no mito da fundação de Tebas pelo herói Cadmo. Cadmo foi instruído pelo oráculo de Delfos a seguir uma vaca, e fundar uma cidade no local onde a mesma parasse. Quando a vaca parou, Cadmo decidiu sacrificá-la aos deuses, então ele pediu a seus homens para trazerem um pouco de água de uma nascente próxima ao local. No entanto, a nascente era guardada por um dragão que era sagrado para o deus da guerra, Ares. Muitos dos homens de Cadmo foram mortos pelo dragão, até o herói chegar ao local e  matá-lo com sua espada. 


Em seguida, a deusa Atena instruiu Cadmo a plantar metade dos dentes do dragão no solo. Assim que ele o fez, soldados armados saltaram da terra. Assustado, Cadmo jogou uma pedra no meio deles, que ao pensar que a pedra havia sido atirada por um deles mesmos, começaram a lutar e matar uns aos outros. Somente cinco deles sobreviveram: Equión, Udaio, Ctônio, Hiperenor e Péloro. Esses espartos sobreviventes ajudaram Cadmo a fundar a cidade de Tebas.

A outra aparição dos Espartos foi no mito de Jasão e os Argonautas. Atena deu a outra metade dos dentes do dragão ao rei da Cólquida, Aeetes. Quando Jasão chegou e pediu para levar o velocíno de ouro, Aeetes o fez passar uma série de testes. Um desses testes era semear os dentes do dragão, o que Jasão fez. Os Espartos surgiram do solo, e Jasão usou o mesmo truque que Cadmo, atirando uma pedra no meio deles. Os Espartos começaram a lutar entre si, até que nenhum deles sobrou.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby