Image Map

29 de abril de 2016

Macária

۞ ADM Sleipnir

Arte de Neith

Macária (ou Makaria, do grego Μακαρία, "aquela que é abençoada"), segundo a obra bizantina "Suda", é a deusa grega associada à "boa morte". Ela protegia as pessoas que morriam durante o sono, ou então que morriam rindo ou em um grande estado de alegria. O Suda a trata como filha do deus do mundo dos morto, Hades, sem mencionar o nome de sua mãe, que é comumente dita ser a deusa Perséfone.

Macária sentia grande compaixão pelos mortais, especialmente os de bom coração, que viviam uma vida justa. Esses em especial, a deusa não permitia que Tânatos, o deus da morte, levasse, indo pessoalmente buscá-los. Macária tinha a habilidade de caminhar entre os mortais sem ser vista ou percebida, a não ser pelo moribundo. Era representada como uma mulher atraente, de pele branca e cabelos negros e, junto com ela, dizem, vem um perfume de flores da primavera. Ela sempre levava o moribundo com muita gentileza, colocando-o num estado de profunda paz e tranquilidade, algumas vezes, levava-o durante um sono tranquilo. Além disso, Macária nunca abandonava as almas. Depois da morte, acompanhava os ritos funerários, caminhava ao lado do morto até o submundo e ficava com a alma durante o julgamento. Quase sempre, as almas acompanhadas por Macária eram levadas para a Ilha dos Abençoados.

Arte  de Arminy-ffy


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Sempre me pergunto: Como os deuses atendiam todas as almas que morriam ao mesmo tempo? Eles se dividiam em mais de um? Eles usavam somente projeções? Como tratar cada um pessoalmente?
    Onipresença é uma palavra que explica, mas não mostra como isso acontece. E desde criança isso me passa pela cabeça.
    Gosto muito dos posts de vocês! Continuem! `^^´
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eles tinham a habilidade de se projetar em locais diferentes já que era onipotente em seus dominio

      Excluir
    2. os deuses tinham a capacidade de aparecerem em varios lugares ao mesmo tempo,como se fossem partes da consciencia deles dividida

      Excluir
  2. Aproveitando que vocês fizeram uma postagem da Rainha da Morte, poderiam fazer da mana dela, a Melinoe? E a postagem ficou ótima!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, sempre acompanho o blog e como sempre estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Eu vim aqui crente de que vocês iriam citar o fato de que Thanatos e ela se apaixonam um pelo outro. Sad ;-;)

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby