Image Map

27 de abril de 2016

Erlik

۞ ADM Sleipnir

Arte de Volkanyenen

Erlik
(também Erlig, Erik, Erklik ou Erklikhan) é o deus da morte e do submundo na mitologia turca/mongol. Ele é descrito como um monstro, tendo o rosto e os dentes de um porco combinado com um corpo humano bem definido. Ele possui também olhos negros, além de sobrancelhas e bigode grandes. Ele às vezes é representado por um totem de urso.

Segundo a mitologia, Erlik foi a primeira criação de Ülgen, o deus criador, mas o orgulho de Erik levou os dois a entrarem em atrito. Erlik julgava ser igual a Ülgen, e desejava criar para si sua própria terra. A sua audácia levou Ülgen a bani-lo para a nona camada da terra, onde Erlik se proclamou senhor 
de Tamag (o submundo
), em oposição ao mundo superior governado por Ülgen.


Erlik propaga todos os tipos de doença existentes, e exige dos homens sacrifícios para aplacar suas atividades. Se ele não receber seus sacrifícios, ele pega os cadáveres das pessoas que ele matou e os arrasta para o mundo inferior, onde os torna seus escravos. Assim, especialmente entre os povos Altay, quando alguma doença começa a se espalhar em seu meio, eles temem que seja obra de Erlik, e realizam muitos sacrifícios de animais para ele.

Erlik comanda uma legião de espíritos malignos, responsáveis por trazer infelicidade, doenças e morte para a humanidade. Além destes servos, Erlik tem nove filhos, e filhas, chamados Karaoğlanlar ("meninos negros") e Karakızlar ("negras"), que também o auxiliam na tarefa de propagar o mal. 
Os filhos homens de Erlik se chamam Karash KhanMatyr KhanShingay KhanKomur KhanBadish KhanYabash KhanTemir KhanUchar Khan e Kerey Khan. Em relação a suas filhas, não se conhece o nome delas.

Uma curiosidade: o dinossauro Erlikosaurus recebeu seu nome em homenagem a Erlik.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Gostaria de saber qual símbolo era usado para representalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não conheço nenhum símbolo que represente especificamente este deus.

      Excluir
  2. Eu me senti decepcionado comigo mesmo por não conhecer esse dinossauro, aliás, legal falar sobre os deuses turcos, nunca vi ninguém falar da mitologia turca, é algo muito raro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só é raro como é difícil. Muito pouco material em inglês disponível para pesquisa, ai sou obrigado a pesquisar em línguas que não consigo traduzir adequadamente. Mas faço o que posso pra variar conteúdo.

      Excluir
  3. Interessante. Eu cheguei até aqui porque enquanto lia uma revista em quadrinhos do Conan, ele amaldiçoou um homem desejando que aquele tivesse sua alma enviada á Erlik, cujo deus deu horigem ao nome desse dinossauro.
    Obrigado pelos seus esforços e esclarecimento.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby