Image Map

13 de abril de 2016

Besta Ladradora

۞ ADM Sleipnir



A Besta Ladradora (também chamada de Besta Bizarra ou Beste Glatisan) é uma criatura quimérica presente nos contos legendários do Rei Arthur. Ela é o alvo de missões realizadas por cavaleiros famosos, como Rei Pellinore, Sir Palamedes, e Sir Percival.

Ela possui a cabeça e o pescoço de uma serpente, o tronco e as patas de um leopardo, a cauda de um leão e os cascos de um cervo. Ela também emite um som supostamente de seu estômago, o que é dito a soar como "trinta cães ladrando" (daí a origem de seu nome). De acordo com os antigos contos ingleses, a Besta Ladradora vaga constantemente em busca de fontes de água doce, a fim de saciar sua sede insuportável, porém, assim que ela bebe um pouco de água, a fonte da qual ela se serviu se torna venenosa para sempre.

Certa vez, o rei Arthur participava de uma caçada que já durava horas, e então ele decidiu fazer uma pausa para descansar. Ele encontrou uma fonte em meio a floresta e então deitou-se ao lado dela para dormir. Enquanto dormia, Arthur teve um sonho  perturbador, que predizia a destruição de seu reino, e, ao acordar assustado, ele viu a Besta Ladradora bebendo na fonte. Outro relato diz que a besta na verdade apareceu em seu sonho e que, quando ele acordou, notou que a água da fonte havia tornado-se negra e venenosa, com um cheiro enorme de enxofre. Em seguida, Arthur é alcançado pelo rei Pellinore, que lhe informa que a missão de sua família é caçar a besta. 


O mago Merlin revela a Arthur que a Besta Ladradora era a prole de uma mãe humana, uma princesa para ser mais exato. Esta princesa cobiçou seu próprio irmão, e acabou sendo tentada pelo Diabo, que prometeu fazer seu irmão amá-la com a condição de que ela se deitasse com ele. A princesa então, desejando ter o amor de seu irmão, deitou-se com o diabo, que por sau vez manipulou a jovem princesa fazendo-a acusar seu irmão de estupro. Ao tomar conhecimento dessa acusação, o rei jogou seu filho como comida para seus cães de caça, e fez com que a princesa assistisse a cena macabra. Antes de morrer, o jovem tona príncipe disse que sua irmã iria dar à luz uma abominação que faria os mesmos sons como a matilha de cães que estava prestes a matá-lo.


Na Demanda do Santo Graal, encontram-se diversos contos em que a besta está presente, e todos os cavaleiros tentam encontrá-la e matá-la, mas apenas Palamades consegue este feito, e fica conhecido como Palamades, O Cavaleiro da Besta.

A Besta Ladradora é muitas vezes considerada um símbolo do incesto, violência e caos que eventualmente destrói o reino de Arthur. Arthur teve um caso "acidental" com sua meia-irmã Morgause, num momento em que Arthur não sabia que os dois eram parentes. Esta união levou ao nascimento de seu filho Mordred, que seria mais tarde a ruína do reino de Arthur, Camelot.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Com licença, mas eu acho que há um erro. É que eu estava lendo o livro Brumas de Avalon. E na história, Arthur era meio-irmão de Morgana. Morgause era a tia de Arthur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro as Brumas de Avalon é apenas uma das versões da lenda do Rei Arthur, segundo a interpretação de sua autora a Marion Zimmer Bradley.

      Excluir
    2. Sim, mas em todas as versões a meia-irmã de Arthur é Morgana. Mordred só é filho de Morgause nas versões em que ele é sobrinho de Arthur, e não filho.

      Excluir
    3. Bom, mas seria equivocado de sua parte dizer que TODAS AS VERSÕES Morgana é a meia-irmã, pois o mito do Rei Arthur é um dos mitos com a maior quantidade de variações do mundo, tamanha sua importância que foi em toda a Europa. Devemos sempre ter em mente que há versões que até mesmo nós ainda não deciframos ou não encontramos resquícios suficiente para formar uma nova versão.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby