Image Map

9 de março de 2016

Lix Tetrax

۞ ADM Sleipnir



Lix Tetrax é um anjo caído / demônio dos ventos citado no texto apócrifo Testamento de Salomão. O termo Lix é um termo grego referente à terra, enquanto Tetrax parece se referir as 4 estações do ano. Seu nome foi identificado com o nome efésio ligado ao vento, encontrado em uma tabuleta de Creta.

De acordo com o apócrifo, Salomão convoca Lix Tetrax por intermédio de Belzebu, afim de que o auxiliasse na construção de seu templo. Ele surge de maneira bastante pomposa diante de Salomão, exibindo suas habilidades em manipular o vento, porém Salomão logo trata de selá-lo com o seu anel mágico. Uma vez controlado, Lix Tetrax foi interrogado por Salomão acerca de suas atividades, e o mesmo respondeu:

"Eu crio divisões entre os homens, eu faço turbilhões, eu inicio incêndios, eu ponho fogo nos campos, e torno as famílias não-funcionais. Normalmente, eu fico ocupado durante o verão. Se eu tiver a chance, eu deslizo sob os cantos de casas durante o dia ou noite. Eu sou a descendência direta do Grande."
- Testamento de Salomão 7: 5

Não se sabe quem é "o Grande". Especula-se que seja uma referência a Belzebu ou até mesmo à deusa Ártemis, que era conhecida como "A Grande" e referenciada pelo Testamento de Salomão em uma passagem posterior.

Após terminar de ser interrogado por Salomão, Lix Tetrax recebe de Salomão a tarefa de levantar pedras enormes e levá-las até o topo do templo, onde os trabalhadores iriam fixá-las.


fontes:
  • deliriumsrealm.com
  • Livro The Encyclopedia of Demons and Demonology, de Rosemary Ellen Guiley; 
  • Livro Segredos Da Bíblia Perdida, de Kenneth Hanson. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Bem que poderia abordar sobre os apócrifos de Salomão quando acabar com a goetica né ?seria interessante

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby