6 de janeiro de 2016

Íris

۞ ADM Sleipnir



Na mitologia grega, Íris é a deusa que personifica o arco-íris, o qual os gregos antigos acreditavam ser o vestido da deusa. Íris atuava como mensageira dos deuses, sendo uma espécie de versão feminina de HermesEla era muitas vezes representada como uma serva particular da deusa Hera,  preparando seus banhos e lhe prestando serviços dia e noite, estando sempre à sua disposição. Assim Hera também a utilizava em suas vinganças embora sua tarefa fosse o consolo e a pacificação. 

Íris era a filha do titã marinho Taumante e da oceânide e néfela (ninfa das nuvens) Electra. Ela é irmã de Arce e também das Harpias Aelo, Caleano e OcípiteDe acordo com os poetas Alceu e Nonnus, Íris é consorte de Zéfiro e mãe de Potos, embora a maioria dos autores mencionam-a como uma deusa virgem em seus mitos.

Representações

Nos vasos gregos, Íris é representada como uma bela jovem com asas douradas, sandálias aladas, um kerykeion (caduceu ou bastão alado) e, às vezes, um oinichoe (jarro de vinho). Geralmente aparecia ao lado de Zeus ou de Hera, às vezes servindo néctar do seu jarro. Como copeira dos deuses, Íris é frequentemente indistinguível de Hebe na arte.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby