Image Map

8 de junho de 2015

Gullinbursti

۞ ADM Sleipnir



Gullinbursti (também conhecido como Slíðrugtanni) é na mitologia nórdica um javali gigante de ouro pertencente ao deus Frey. Seu nome significa "Cerdas Douradas", relacionado com os seus pelos feitos de fios de ouro, que brilhavam como o sol e fazia com que plantas crescessem por onde quer que passava. Com a sua presas, Gullinbursti limpava a terra, ensinando assim aos homens como ará-la. Conta-se que ele era mais rápido do que qualquer cavalo, podendo ainda caminhar pelo céu e pelo mar.

Gullinbursti foi um dos itens criados pelos irmãos anões Brokk e Eitri, após um desafio feito pelo astuto Loki. 

O Desafio de Loki

Em uma de suas "brincadeiras", Loki cortou todo o cabelo da deusa Sif enquanto a mesma dormia. Ao acordar, Sif ficou tão abalada com o seu visual que se isolou em seu quarto, e tomando as dores de sua esposa, Thor capturou Loki e começou a quebrar osso por osso, até que o mesmo prometeu restituir os cabelos de Sif. Loki então buscou o auxílio de um grupo de anões conhecidos como Filhos de Ivaldi, que criaram não só novos cabelos, estes feitos com fios de ouro, mas criaram também o navio mágico de Frey, Skidbladnir, e também Gungnir, a lança de Odin.


Aproveitando-se do orgulho dos anões, Loki provocou os irmãos Brokk e Eitri, dizendo-lhes que eles não eram capazes de criar itens tão belos ou úteis quanto aqueles criados pelos filhos de Ivaldi. Além disso, apostou com os dois sua própria cabeça, caso eles conseguissem fazê-lo.

Furiosos, Brokk e Eitri aceitaram o desafio de Loki, e se puseram a trabalhar na forja, certos de que podiam vencê-lo. Loki permaneceu com os anões observando seu trabalho, vez ou outra tentando atrapalha-lhos para que não pudessem se concentrar. Logo, Loki perceberia que havia cometido um erro grave ao apostar a própria cabeça. Brokk e Eitri terminaram o seu trabalho, e no fim criaram mais três presentes para os deuses: o anel mágico Draupnir , o martelo de Thor, Mjollnir, além de Gullimbursti.


Os irmãos anões convocaram os deuses para decidirem quais presentes eram os melhores, e após compararem, os deuses declararam que Brokk e Eitri haviam criado os melhores presentes, saindo vencedores da aposta com Loki. O deus trapaceiro tratou de desaparecer imediatamente, mas logo foi localizado e entregue aos irmãos anões, para que pagasse a aposta. Utilzando sua astucia mais uma vez, Loki concordou que Brokk e Eitri tinham o direito de ter sua cabeça, mas a aposta não havia dito nada sobre seu pescoço. Frustrados com esta "lógica", os anões se contentaram em costurar os lábios de Loki, para que ele nunca mais usasse sua boca para proferir enganos.

Gullinbursti na cultura popular

Gullinbursti foi recentemente utilizado no anime Saint Seiya Soul of Gold, representando a armadura usada pelo guerreiro deus Frodi, que por sinal tem como o próprio nome uma variação do nome do deus Frey.




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. O que foi postado e exatamente a história que está no Skáldskaparmál do Edda em prosa; ou seja nao há nada de fraco, fraca é a cultura atual no qual se baseiam em animes e hq's ao inves de buscar conhecimento nas fontes oficiais.

      Excluir
    2. Também concordo. Se quer fazer algo inspirado na mitologia nórdica, que vá às referencias base do assunto, e não se basear em produtos da cultura pop que modifica seu conteudo original para fazer algo mais atual - e não acho nada de errado nisso. Porém, as pessoas leem uma hq do Thor da Marvel e pensam que ali está tudo fiel à mitologia. Mano, nem a própria mitologia tem fatos concretos, há inúmeras versões, não me venha falar que Loki não é assim ou é só porque leu num quadrinho ou viu em um filme.

      Excluir
  2. Um dos pontos fortes da nova animação Soul of Gold é justamente esse: ter um plano de fundo da mitologia bem construído. Isso na minha opinião faltou em Saint Seiya Omega, que explorou pouco a mitologia romana com Marte e ainda menos com a saga da deusa Pallas, erroneamente chamada de Deusa do Amor,. Nenhum de seus guerreiros era calçado em nada da mitologia, que sempre foi uma das marcas chave da série. Me entristeceu mas eu assisti e gostei na medida do possível.
    Felizmente hoje temos essa nova empreitada dos golds e que alegria é pesquisar novamente as criaturas e os mitos que inspiraram os inimigos. Isso enriquece a vida e o repertório cultural.
    Muito obrigado de novo.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby