Image Map

5 de maio de 2015

Giltine

۞ ADM Sleipnir

Arte de CybertronianAllstar

Giltine é uma deusa lituana da morte. Seu nome deriva da raiz gilti, que pode significar "ardor" ou "amarelo", uma alusão aos ossos amarelados dos cadáveres. Ela geralmente se manifesta como uma mulher alta e magra, usando um vestido branco ou envolta em uma mortalha. Ela também toma a forma de uma mulher velha, feia, com um nariz longo e azul. Alternativamente, ela se manifesta como uma cobra venenosa ou apenas como uma sombra. Ela também pode permanecer invisível, manifestando-se apenas com o som de um chicote estalando três vezes. Cães uivam quando ouvem o farfalhar de sua chegada, e uma vez que ela surge, nada nem ninguém pode detê-la de entrar em um lugar e exercer a sua função, se aquela for a hora certa.

Arte de mtzenartist 

Giltine possui uma língua venenosa como a de uma serpente. Ela perambula pelos cemitérios durante a noite, lambeando caixões e cadáveres e recolhendo o veneno dos mesmos. É com esse veneno que ela, por meio de um beijo, dá um fim aqueles que chegaram ao fim de seus dias. Segundo as lendas, ela também pode sufocar ou estrangular suas vítimas.

Giltine é irmã de Laima, deusa báltica do destino. Sua serva é Magila, a sepultura. Às vezes, Giltine e Laima trabalham em conjunto, como um par de deusas da morte. Laima distrai e conforta a pessoa que está morrendo, enquanto Giltine oferece o golpe de misericórdia.

Arte de Viktorija Belo
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby