Image Map

29 de abril de 2015

Mitologia do Zodíaco Chinês

۞ ADM Sleipnir



O Zodíaco Chinês é composto por 12 signos baseados no calendário milenar chinês e representados por 12 animais, onde cada um rege consecutivamente durante um período de cerca de um ano. Os signos chineses estão associados a cinco elementos da natureza, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. A cada doze anos acontece um ano, de cada animal, associado, consecutivamente, a um dos cinco elementos.

Existem muitas lendas e mitologia relacionadas ao zodíaco chinês e existem várias versões e histórias populares em diferentes regiões. Por que existem doze animais no zodíaco chinês e como a ordem deles foi estabelecida? A lenda segue abaixo.

A Ordem dos Animais 

Certo dia, o Imperador de Jade (principal divindade chinesa) percebeu que não havia ainda um sistema para registrar o tempo, o que era muito inconveniente. Então, convocou o Deus da Terra e pediu que reunisse todos os animais da Terra e lhes anunciasse o seguinte: "Amanhã, ao nascer do sol, os primeiros 12 animais que cruzarem este rio levarão seus nomes no calendário zodiacal". 



Naquela época, o gato e o rato eram bons amigos. Ao tomar conhecimento desta notícia, o gato disse ao rato: "Devemos chegar cedo para nos inscrevermos, mas eu costumo acordar tarde." O rato então promete ao gato que irá despertá-lo bem cedo para que eles pudessem ir juntos. 

No dia seguinte, no entanto, o rato acordou tão animado que se esqueceu de sua promessa, e foi direto para o local de encontro. No caminho, ele encontrou o tigre, o boi, o cavalo e outros animais que corriam muito mais rápido que ele. Para não ficar para trás, o rato teve uma boa ideia. Ele fez o boi carrega-lo, com a condição de que ele cantaria para o boi. Por fim, o boi e o rato chegaram na frente. O boi estava muito feliz, achando que ele seria o primeiro signo dos anos, mas quando eles estavam próximos de chegar, o rato pulou na frente do boi, e então tornou-se o primeiro animal de sorte do zodíaco chinês. Enquanto isso, o seu amigo gato acordou tarde demais e quando ele finalmente chegou, a seleção já havia acabado. O Zodíaco acabou por ser organizado consoante a ordem de chegada dos animais ao ponto de encontro: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco, respetivamente. O gato ficou furioso por ter ficado de fora, e é por esse motivo que o gato odeia o rato.

Existem diferentes versões dessa história. Alguns dizem que foi o Imperador Amarelo (Huang Di) quem convocou os animais, e outros dizem que foi o Buda. Conta-se também que o rato deixa de acordar o gato intencionalmente, pois o mesmo era mais bonito de todos os animais, e o rato temia perder sua posição para o mesmo. Alguns dizem que os animais tiveram que atravessar um rio, ou então somente disputarem uma corrida simples. Conta-se que o elefante também participa dessa corrida, mas acaba fugindo após o rato entrar em sua tromba.

Abaixo segue um vídeo bem legal que recria a corrida dos animais:



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Eu ainda não entendo, dentro desse negocio na 1ª foto, aparece os animais, pouco dentro, umas letras chinesas que acho que é do signo, e depois letras chinesas dos elementos: Fogo, água, terra, metal e madeira, mas isso se refere aos elementos da natureza, que o certo seriam:
    火 - Fogo
    水 - Água
    土 - Terra
    風 - Ar

    E o metal é um elemento da tabela periódica e madeira nem é elemento de nenhum :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que se chama mitologia...

      Excluir
    2. Na Mitologia chinesa e no Feng Shui os elementos primordiais são água, fogo, terra, metal e madeira...
      Vento, relâmpagos entre outros são apenas atributos dos elementos

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby