Image Map

7 de abril de 2015

Gong Gong

۞ ADM Sleipnir


Gong Gong (chinês tradicional 共工, também chamado Kung Kung) é um deus das águas ou monstro marinho na mitologia chinesa. Ele é frequentemente retratado nas lendas e histórias como um homem de cabelos vermelhos e com um corpo de serpente ou dragão da cintura para baixo. As vezes é retratado como um enorme dragão negro com um rosto humano. Ele é frequentemente visto como um ser com grande poder destrutivo, e responsável por causar várias catástrofes cósmicas. Em todas as histórias onde aparece, Gong Gong acaba sendo morto ou ou exilado, geralmente após perder uma luta contra outra divindade.

Mitos

Gong Gong foi creditado em vários contextos mitológicos como sendo responsável por causar grandes inundações, muitas vezes em conjunto com seu associado Xiang Yao, um monstro marinho possuidor de nove cabeças e o corpo de uma serpente.

Uma lenda conta que Gong Gong odiava o Imperador Yao, um dos cinco imperadores lendários da antiga China, e no intuito de lhe prejudicar, se atirou de cabeça contra a Montanha Buzhou, um dos oito pilares que sustentavam os céus. O choque causa muitos danos ao pilar, fazendo com que o céu se inclinasse em direção ao nordeste e a terra ao sudeste, causando assim grandes inundações e muito sofrimento para os humanos.


Para por fim as inundações, foi necessário que a deusa Nu Kwa substituísse o pilar destruído pelas pernas da tartaruga gigante Ao, porém ela não foi capaz de reverter os efeitos que a inclinação do céu e da terra haviam causado ao sol, a lua e as estrelas, que passaram a se mover para o nordeste  e aos rios chineses, que passaram a se mover ao sudeste. 

Uma outra versão da lenda diz que Gong Gong era tão vaidoso de seu poder, que decidiu desafiar Zhu Rong (um deus do fogo chinês, e segundo algumas fontes, pai de Gong Gong) em uma batalha para ver quem era o mais forte entre os dois. Outra versão da mesma lenda diz que os dois batalharam pois Gong Gong tentava usurpar o trono do céu e Zhu Rong o enfrentou para impedi-lo. Independentemente do motivo que levou ao combate, Gong Gong e Zhu Rong lutaram nos céus durante muitos dias, causando muita destruição por onde passavam. Eventualmente, os dois caíram na terra, e então finalmente Zhu Rong prevaleceu em combate e derrotou Gong Gong, retornando triunfante aos céus. Humilhado, Gong Gong tenta se matar lançando-se de cabeça contra a Montanha Buzhou, mas tudo o que consegue é apenas destruir o pilar, causando a inundação da terra. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby