Image Map

1 de abril de 2015

A Carruagem Fantasma de Ana Jansen

۞ ADM Sleipnir

Imagem extraída do curta "“A pequena história da lenda de Ana Jansen”, da Dupla Criação

Donana Jansen, mais conhecida como Ana Jansen, foi uma rica e poderosa comerciante de São Luís no século XIX. Dona de quase todo o patrimônio arquitetônico da cidade, ela tinha também uma enorme influência na política local. Ana Jansen não era letrada, mas era uma mulher mão-de-ferro. Ela foi uma figura extremamente importante para a época e para o desenvolvimento de São Luís. Por causa desse poder que exercia junto a cidade, Ana Jansen tornou-se uma lenda famosa e apavorante: Carruagem Fantasma de Ana Jansen 

Donana Jansen

Dizem as histórias que Donana era uma pessoa muito perversa, principalmente em relação aos seus escravos. Sempre que queria castigá-los, ela os colocava pendurados de cabeça para baixo dentro de um poço e os esquecia ali. Nas noites, podiam-se ouvir os gemidos e os gritos dos mesmos. Conta-se que certa vez, mandou arrancar todos os dentes de uma escrava que ousou sorrir para ela. A hemorragia levou-a à morte e seu corpo foi jogado num poço. Em uma de suas propriedades foram encontradas centenas de ossadas dentro de um poço. 

Como punição por toda a crueldade que praticou contra seus escravos em vida, Ana Jansen foi condenada após a morte a vagar eternamente pelas ruas de São Luís. Especialmente nas Sextas-feiras de lua cheia, ela aparece montada em uma carruagem puxada por cavalos decapitados e jorrando línguas de fogo, e estes por sua vez são conduzidos por um escravo também decapitado e com chamas saindo de seu pescoço. Ana Jansem aparece vestida de preto, trazendo no pescoço um cordão de ouro com o brasão de sua família. 

A carruagem percorre toda região da Praia Grande, justamente onde ela morava. Por onde passam, horripilantes sons similares ao atrito de ferragens velhas e gastas podem ser ouvidos, assim como o coro de lamentações dos escravos que ela torturou em vida.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. legal esta lenda queria que tivessem mais

    ResponderExcluir
  2. parabéns, isso é cultura popular., e deve ser respeitado.

    ResponderExcluir
  3. sou de São Luis e realmente essa lenda existe. e tem uma fazenda que tem o poço que ela pendurava os escravos de cabeça para baixo em correntes e que tinha víboras no fundo do poço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ela morou bem onde meu avô mora 😂😂

    ResponderExcluir
  5. Rapaz! Isso é incrível; gostaria de saber mais sobre ela!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa lenda quando tava lendo no meu quarto a porta se fechou sozinha aí q medo 😱

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby