19 de dezembro de 2014

Wanyudo

۞ ADM Sleipnir


Wanyudo (輪入道) é um yokai bem conhecido no folclore japonês, em grande parte porque ele é considerado o guardião das portas do inferno. Ele tem a forma de uma roda de carro de bois em chamas, com a cabeça de um homem presa no meio dela.

Diz a lenda que o homem cuja cabeça está presa à roda flamejante era Heian, um tirano senhor feudal que possuía o péssimo hábito de arrastar as pessoas até a morte amarradas em uma carruagem ou carro de boi. Um dia, ele foi assassinado enquanto dava uma volta pela cidade numa carroça puxada a bois. Uma versão conta que, sedento por vingança, Heian teria voltado a vida sob a forma de Wanyudo. Outra versão da lenda diz que ele foi condenado a permanece sob essa forma por toda eternidade, como punição por seus crimes hediondos. Muitos dizem que ainda hoje ele assombra as ruas de Kyoto e de outras cidades do Japão.

Durante a maior parte do tempo, o Wanyudo vagueia entre o mundo dos vivos e o submundo, patrulhando em busca de ímpios. Ele vive em constante sofrimento devido as chamas que rodeiam sua cabeça, e sente um prazer sádico em infligir dor a outras pessoas. Quando captura uma vítima, ele arranca sua alma e a arrasta consigo para o inferno, para que seja julgada e condenada. Em seguida, ele retorna à o mundo dos vivos para dar prosseguimento ao seu trabalho.


Quando o Wanyudo é avistado, os mais inteligentes procuram se manter fora de sua vista, ficando fora das ruas e estradas e longe de todas as portas e janelas para evitarem ser vistos por esse demônio. Os mais cautelosos decoram suas casas com amuletos, na esperança de que o yokai seja repelido e assim não se aproxime da residência. O simples avistamento do Wanyudo é o suficiente para trazer calamidades sobre uma família inteira. 

Uma história famosa em Kyoto fala sobre uma mulher que espiava pela janela no momento em que Wanyudo passava pela cidade. O demoníaco yokai rosnou para ela, dizendo: "Em vez de você olhar para mim, deveria olhar para o seu próprio filho!". A mulher olhou imediatamente para o seu bebê, que estava gritando no chão em uma poça de sangue. Ambas as suas pernas tinham sido completamente arrancadas de seu corpo. Ao olhar novamente para o yokai, a mulher viu que as pernas da criança estavam em sua boca, sendo devoradas por ele.

Íxion

A imagem do Wanyudo é muito semelhante a de um personagem da mitologia grega, Íxion. Íxion era um Rei dos Lápitas (um povo que habitava a antiga Tessália) que foi punido por Zeus por ter tentado estuprar Hera. Ele foi fulminado por um raio, e lançado ao Tártaro,  onde foi preso a uma roda em chamas e condenado a nela girar pela eternidade.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby