Image Map

11 de dezembro de 2014

Jatayu

۞ ADM Sleipnir


Jatayu (sânscrito जटायु) era na mitologia hindu o rei dos abutres, filho mais novo de Aruna (irmão de Garudaa famosa montaria do deus Vishnu) e irmão de Sampati. Ele também era um velho amigo de Dasharatha (pai de Rama). Ele é famoso por ter sido o primeiro a tentar resgatar Sita das garras de Ravana, enquanto este a levava para Lanka.

Mitologia

Disputas com Sampati

Quando jovens, Jatayu e Sampati costumavam competir a respeito de quem poderia voar mais alto. Em uma dessas disputas, Jatayu voou tão alto que ele esteve prestes a ser cauterizado pelas chamas solares. Sampaati salvou seu irmão, espalhando suas próprias asas e, assim, protegendo Jatayu das chamas quentes. No processo, o próprio Sampaati ficou ferido e perdeu suas asas. Como resultado Sampaati viveu sem asas para o resto de sua vida. Outra versão desta história inverte seus papéis, dizendo que foi Jatayu que salvou Sampati das chamas do sol.


Protetor de Sita

Jatayu sobreviveu a inúmeras eras e era velhíssimo na época em que Rama foi se exilar na floresta. A narrativa dos Puranas diz que na verdade Jatayu era um grande devoto do deus Vishnu, que possuía pelo deus afeição do tipo paternal, como um avô. Durante o exílio na floresta o poderoso Jatayu foi o protetor oculto de Sita e Rama, zelando pelo casal divino observando o arredor do céu, com seu olhos de abutre.

Ravana desceu ao local onde Sita se encontrava, vindo de Lanka em seu poderoso carro de propulsão mental, não escapando à observação atenta de Jatayu. Ao tentar voar de volta para Lanka, após o rapto de Sita, Ravana foi violentamente atacado pelo velho e poderoso Jatayu, que na investida contra Ravana teve suas asas cortadas e se precipitou ao solo, vindo a falecer nos braços de Rama. O seu poder era tão grande que foi evocando o seu nome que Hanuman pôde encontrar Sampati, o irmão de Jatayu, que indicou a direção para onde Ravana havia levado Sita.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby