Image Map

25 de agosto de 2014

Nuada

۞ ADM Sleipnir
Na mitologia celta/irlandesa, Nuada (também era conhecido como Nuada Airgetlám, "Nuada do Braço/Mão de Prata" ou Lludd Llaw Eraint, "Lludd do Braço/Mão de Prata") foi o primeiro rei dos Tuatha Dé Danann. Ele era filho da deusa tríplice Danu, e irmão de Dagda, o "deus bom" (que mais tarde tornou-se o próprio rei) e de Dian Cecht, deus da cura. Nuada era também o marido de Macha ou Nemain (possivelmente ambos), que era associada com a temida deusa Morrigan. Com ela, Nuada teve dois filhos, Tadhg Echtghe. Embora ele fosse o rei, Nuada também era um guerreiro, um poeta, um deus das artes e da batalha, do sol, da cura, da feitiçaria, da juventude, da beleza,do oceano, dos cães e das armas. 

Sua arma era a invencível  espada Claíomh Solais, um dos quatro tesouros dos Tuatha Dé Danann. Ela foi forjada pelo poeta e assistente Uiscias/Uscias em Findias, uma das antigas grandes cidades dos Tuatha Dé Danann. Segundo algumas lendas, ninguém era capaz de escapar de Claíomh Solais uma vez que ela fosse desembainhada. Ninguém era capaz de resistir ao seu poder. Outras lendas nomeiam a espada como Nuadu’s Cainnel, que significa “tocha reluzente”.


Nuada governou os Tuatha Dé Danann por sete anos antes deles chegarem à Irlanda. Ao chegarem à ilha esmeralda, eles conheceram os Fir Bolg, e guerrearam contra os mesmos após tentarem negociar sem sucesso a repartição da ilha entre as duas tribos. Esta guerra é a chamada Primeira Batalha de Mag Tuired, e nela Nuada perdeu seu braço (ou mão, conforme a fonte) em um confronto contra o campeão dos Fir Bolg, SrengOs Tuatha Dé Danann venceram a batalha, e aos Fir bolg foi dada a província de Connaught, e os Tuatha Dé Danann espalharam-se pelo resto da Irlanda. 

Por ter perdido um braço durante a batalha, Nuada não poderia mais governar, pois segundo a tradição da tribo, os reis dos Tuatha Dé Danann tinham que ser fisicamente perfeitos e 'sem máculas'.  A tribo elege então o meio-formoriano Bres para assumir o lugar de Nuada, porém ele se mostrou um líder tirânico, cruel e impopular.

Dian Cecht cria um braço de prata para Nuada, o que lhe permitiria voltar a reinar. Em algumas versões da história, o braço de prata foi o suficiente para permitir que Nuada retomasse o seu posto como rei, mas em outras versões, ele teve que recorrer ao filho de Dian Cecht, Miach, que lhe confecciona um novo braço de carne e osso.

Bres foi removido do trono e exilado, e isso foi considerado uma ofensa pelos formorianos, sendo o estopim para o início da Segunda Batalha de Mag TuiredA esta altura, o deus Lugh já havia se unido a corte de Nuada, e foi um feroz opositor aos formorianos. Apesar de todo o seu poder, de ser amado por seu povo e de empunhar um dos quatro grandes tesouros celtas, Nuada caiu em batalha, sendo morto pelo líder dos formorianos, Balor. A sua morte foi vingada por Lugh, que mata Balor e então assume o posto de rei dos Tuatha Dé Danann.

Comparações com outras mitologias

Nuada é relacionado com Nodens, uma divindade romano-britânica associada ao mar e a cura, que por sua vez era igualada à Marte, e com Nudd, uma figura mitológica galesa. O deus nórdico Týr é outra divindade comparada com Nuada, pois também era uma divindade ligada à guerra e também perdeu uma mão.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Oi pessoal do Portal dos Mitos, vocês poderiam fazer uma matéria falando sobre os Tuatha Dé Danann, quais os Deuses que faziam parte desse ciclo, Por favor! Eu adoro o blog de vocês, é muito bom e contem bastante informação, vocês são os melhores. Abraços!!!
    De: Lipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo fazer uma postagem sobre os Tuatha de Danann em breve!!!!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby