Image Map

13 de maio de 2014

Zaratan

۞ ADM Sleipnir

Zaratan (ou Aspidochelone) é uma tartaruga de tamanho colossal, alternativamente descrita como sendo uma baleia ou peixe gigante. Devido à grande quantidade de lama e terra acumuladas em seu casco ao longo do tempo, arbustos e árvores cresceram nele, transformando Zaratan numa espécie de "ilha viva". Sua aparência costuma enganar muitos marinheiros, que ancoram suas embarcações e montam acampamento sobre ela. Durante a noite, enquanto eles dormem, Zaratan afunda sob as águas, afogando os infelizes marinheiros. Ela também emite um cheiro doce que atrai os peixes em sua armadilha, onde em seguida os devora.

Zaratan figura em muitos bestiários medievais. Ela é mencionada no Physiologus, um manuscrito de Alexandria, datado de 200 a.C. . Ela também é mencionada em As Maravilhas da Criação, de Al Qaswini, no Livro dos Animais, de um naturalista espanhol chamado Miguel Palaciosno Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis BorgesTambém aparece na primeira viagem de Sinbad nos "Contos das Mil e Uma Noites" .


Criaturas similares à Zaratan aparecem em diferentes culturas. Na mitologia inuíte, existe um monstro chamado Imap Umassoursa. Era um monstro marinho gigante, que muitas vezes era confundido com uma vasta e plana ilha. Quando o Imap Umassoursa emergia da água, ele virava embarcações e os marinheiros fatalmente morriam em meio as águas geladas do Ártico. Ao notar que as águas pareciam rasas, os marinheiros procuravam navegar com cuidado, temendo despertar a terrível criatura.

No folclore irlandês, existe a história de um monstro gigante chamado Jasconius, que violou o barco de São Brandão. Por causa de seu tamanho, Brandão e seus companheiros de viagem confundiram-no com uma ilha e aportaram para acampar sobre ele. Eles celebraram a Páscoa nas costas do gigante adormecido, e acabaram despertando-o após acenderem uma fogueira. Assustados, os homens correram para o seu navio, e Brandão explica-lhes que a ilha se movendo era realmente Jasconius, que tentava, sem sucesso, colocar a própria cauda em sua boca. 

De acordo com a tribo nativo-americana dos Iroquois, a Terra foi criada quando uma mulher chamada Ataensic caiu da abóbada do céu. Os animais fizeram um lugar para ela viver, espalhando a lama das profundezas do oceano sobre o casco de uma grande tartaruga. Desde então, a ilha cresceu e cresceu até atingir o tamanho da América do Norte como a conhecemos hoje.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Eu procurava por esse mito a muito tempo muito bom

    ResponderExcluir
  2. se esta falando que ele é descrito como uma baleia gigante ou um grande peixe, pq ñ falo q ele tbem pode ser uma tartaruga sendo q na primeira foto é uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei a imagem depois que o texto estava pronto e revisado, mas vou adicionar esse detalhe a ele.

      Excluir
  3. Tem uns errinhos de concordância ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tinha sim, por isso dei uma revisada de leve. Espero que tenha ficado melhor dessa vez. Tem muitos textos por aí pelo blog precisando de revisão. Por isso, sempre que um leitor sinaliza algum erro em alguma postagem, eu trato logo de revisar.

      Excluir
  4. Obrigado pelo conteúdo. Excelente explicação e o texto foi escrito de forma bem clara.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por trazer um compilado de informações!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby