12 de novembro de 2013

Rusalki

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia eslava, as rusalki (singular: rusalka) são fantasmas de mulheres que morreram afogadas em um rio ou lago. Suas características são semelhantes as ninfas d'água, sereias e súcubos. No meio da noite, as rusalki saem do fundo dos rios e vão para as margens onde dançam e cantam, dentre muitas coisas. Se elas verem homens bonitos, elas irão mantê-los entretidos com canções e danças, depois vão hipnotizá-los, para em seguida, levá-los para o fundo do rio, matando-os afogados.

Origem

Acredita-se que elas sejam os espíritos dos mortos, especialmente de meninas ou mulheres jovens. Essas mulheres seriam aquelas que tiveram uma morte prematura, ou violenta, ou foram amaldiçoadas por seus pais , antes ou depois de sua morte. Algumas tradições também dizem que elas poderiam ser os espíritos de meninas que engravidaram sem ser em casadas e que, em seguida, se suicidaram. 

Rusalki também podem surgir através de crianças não batizadas, muitas vezes, aquelas que nasceram fora do casamento e foram afogadas por suas mães por esse motivo. Essas crianças, chamadas de Navky, vagam pela floresta, implorando para serem batizados para que eles possam ter paz. Eles não são, necessariamente, inocentes, e podem atacar um humano tolo o bastante para abordá-los.



Características

Rusalki muitas vezes aparecem como meninas com cabelos longos e soltos, das cores castanho claro, dourado ou verde. Sua pele é pele extremamente pálida e translúcida , e seus olhos não tem pupilas visíveis. Geralmente estão nuas, mas quando elas usam roupas, quase sempre são brancas e normalmente é um vestido ou camisa. Ocasionalmente, elas também se vestem com folhas verdes. Por geralmente viverem na água, elas foram descritas, por vezes, como tendo características de peixes ou parecendo sereias, embora fosse mais comum para elas se parecer com seres humanos.

Seus cabelos estão sempre molhados, e de acordo com algumas lendas, e o cabelo de uma rusalka secar, ela morre. A rusalka não pode viver por muito tempo em terra firme, mas com o seu pente em mãos, ela esta sempre segura, pois ele lhe dá o poder de conjurar água quando ela necessita. 


Como muitos outros deuses e deusas eslavos , as rusalki têm aspectos positivos e negativos. Elas são belas cantoras e dançarinas, elas trazem umidade e crescimento para as florestas e campos , trazem chuva e ajudam a mover as estações. Mas elas também atraem pessoas inocentes para a morte, seja por cócegas ou por afogamento; elas punem aqueles que pensam terem as ofendido, e enganam e prejudicam pessoas inocentes e desavisadas ​​.

Especificidades relativas às rusalki diferem entre as regiões. Embora na maioria dos contos elas vivam sem homens, na Ucrânia elas são frequentemente associadas com a água, enquanto em Belarus elas estão relacionadas às florestas e campos. Em áreas mais ríspidas da Rússia, elas aparecem como as "amazonas de seios fartos". Às vezes, no norte do país, elas são feias e cobertas de pelos.

"Semana Rusalka" 

Acreditava- se que as rusalki ficavam mais perigosas durante a Semana Rusalka ( Rusal'naia) no início de junho. Neste momento, elas supostamente deixam as profundezas das águas , a fim de balançar em ramos de bétulas e salgueiros à noite. Nadar durante esta semana era estritamente proibido, pois as rusalki poderiam arrastar o nadador para o fundo do rio. Uma característica comum da celebração da Rusal'naia era o ritual de banimento ou enterro da rusalka no final da semana, que se manteve como entretenimento na Rússia, Belarus e Ucrânia até o ano de 1930.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Um comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby