Image Map

7 de outubro de 2013

Ra

۞  ADM Sleipnir


Uma das divindades mais importantes da mitologia egípcia, o deus-sol Ra (ou Re) era o poder supremo do universo. O doador da vida, ele é as vezes fundido com o deus Amon como Amon-Ra. Alguns mitos apresentam Ra como o chefe do panteão egípcio e governante de todos os deuses. Outros dizem que ele era o único deus, e que todas as outras divindades eram apenas aspectos de Ra.

Em alguns mitos da criação, Ra surgiu a partir de um monte primevo ou águas primordiais como Atum-Ra e criou Tefnut (umidade) e Shu (ar). A partir deste primeiro par divino surgiu a deusa do céu Nut e o deus da terra Geb, que criaram o universo e geraram os deuses Osíris, Ísis, Seth, Néftis e Hórus.

Ra aparece em muitos mitos e lendas e as histórias sobre ele são muito variadas. Como o deus do sol, ele atravessava o céu em um navio de ouro, trazendo luz e calor para todas as criaturas vivas da Terra. Quando o sol sumia ao entardecer, ele descia ao submundo e levava luz e ar para as pessoas que lá moravam. Servos de cada noite Ra ajudou a lutar contra seu inimigo eterno, a poderosa serpente Apep (também conhecido como Apófis), que sempre tentava engolir Ra e todas as suas criações. Algumas histórias dizem que Ra navegava ao longo do corpo de Nut, a deusa do céu, durante o dia e, em seguida, viajava através de seu corpo durante a noite.


De acordo com uma série de mitos, Ra primeiro reinou durante a idade de ouro. Tudo o que ele via era perfeito, e a visão de tais maravilhas trouxe lágrimas aos seus olhos. As lágrimas caíram sobre a terra e se transformaram em seres humanos. Com o tempo, no entanto, Ra ficou irritado com os humanos por causa de suas ações. Ele convocou seu olho divino, a bela deusa Hathor, e transformou-a em Sekhmet , uma leoa selvagem. Ra enviou Sekhmet à Terra para matar os seres humanos , mas depois dela ter causado um enorme derramamento de sangue, ele decidiu salvar os seres humanos que restaram. Ele pregou uma peça em Sekhmet, deixando-a tão bêbada de cerveja que ela não pode continuar a matança. No entanto, a morte já tinha sido introduzido no mundo .

Em outro mito, a deusa Ísis queria saber o nome secreto de Ra. O nome continha grande poder, que Ìsis planejava usar para fazer suas magias mais fortes. A cada dia, Rá surgia, sobre sua barca, do lado oriental do horizonte para realizar sua travessia pelos céus e atravessar o lado ocidental, ao entardecer, realizando sua viagem noturna pelas regiões de Duat, a qual ele iluminava com sua luz. No entanto eram muitas as viagens que o deus havia realizado e a cada dia ele envelhecia um pouco mais. 


Quando atravessava as terras do Egito, sua cabeça se balançava, sua mandíbula tremulava e da sua boca caía a saliva que regava a terra. Um dia Ísis recolheu a saliva de Ra com sua mão, e misturando-a com a terra modelou uma serpente que deu origem à primeira cobra. Não necessitou empregar sua magia para levar a cabo essa criação, porque na criatura se encontrava a própria substância divina de Rá. Ísis tomou a serpente inerte e a situou no caminho em que seu pai efetuava a transição diária do Oriente e do Ocidente, de acordo com o desejo de sua alma. Um dia, enquanto Ra estava andando , a cobra o mordeu . Atormentado por uma terrível dor , Ra convocou os outros deuses para ajudá-lo. Ísis prometeu aliviar seu sofrimento , mas somente se ele revelasse seu poderoso nome secreto. Ele finalmente concordou, e Ísis usou o nome em um feitiço mágico para remover o veneno e curar o deus-sol.

O principal centro de culto de Ra no Egito antigo era a cidade de Heliópolis (Cidade do Sol). Como o culto de Ra cresceu, desafiou a supremacia de todas as outras seitas e, eventualmente, tornou-se uma parte deles. Ra continuou a ser o deus principal ao longo da história do antigo Egito, e os reis egípcios alegavam ser os filhos de Ra , a fim de vincular -se a ele. Na arte antiga, o deus é comumente apresentado com a cabeça de um falcão usando um disco solar brilhando em sua cabeça.




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. um dos deuses mais belos do egito,Parabens pelo blog !!!!

    ResponderExcluir
  2. EU VOU FAZER O RITUAL DE DESTRUIÇÃO DOS MEUS INIMIGOS E TENHO CERTEZA QUE TUDO DARÁ CERTO.OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  3. EU NÃO SEI QUAL É O SEU EMAIL, ENTÃO,DEIXAREI O MEU E VOCÊ ENVIA O SEU PARA QUE EU POSSA DESCREVER O QUE ESTÁ SE PASSANDO COMIGO(VIOLETATELLES@HOTMAIL.COM)

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvi dizer que a Ísis usou o nome secreto do Rá pra forçar ele a abdicar do trono a favor do Osíris. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço essa história, mas irei pesquisar a respeito.

      Excluir
  5. É provável que todos os deuses do Egito sejam emanações de Rá de fato,ou seja,só existe um deus no Egito. Isso da uma visão muito diferente do Egito

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby