Image Map

31 de março de 2013

Ishtar

۞ ADM Sleipnir

Ishtar era uma divindade da Acádia, e deusa mãe importante e amplamente adorada por muitos povos semitas. Os sumérios chamavam-na de Inanna, e outros grupos do Oriente Próximo se referem a ela como Astarte. É cognata também das deusas Afrodite, Easter, Asterote e Ísis.

Alguns mitos dizem que Ishtar era filha do deus lunar Sin e irmã do deus solar Shamash. Outros mencionam o céu deus Anu, o deus da lua Nanna, o deus da água Ea, ou o deus Enlil, o senhor da terra e do ar, como seu pai. A maioria dos mitos vinculam-na ao planeta Vênus.

Sendo uma divindade complexa, Ishtar tem combinadas as características, tanto o bem e o mal, de muitas deusas diferentes. Como uma figura materna benevolente, ela era considerada a mãe dos deuses e humanos, bem como a criadora de todas as bênçãos terrenas. Neste papel, ela sofria com as tristezas humanas e servia como protetora do casamento e da maternidade. As pessoas também adoravam Ishtar como a deusa do amor, da sexualidade e da fertilidade. O lado mau da natureza de Ishtar surgiu principalmente em conexão com as guerras e as tempestades. Como uma deusa guerreira, ela pode fazer até mesmo os deuses tremer de medo. Como uma deusa da tempestade, ela pode trazer chuva e trovão.



Ishtar aparece em muitos mitos, mas dois são especialmente importantes. O primeiro, do épico babilônico de Gilgamesh, conta como Ishtar se ofereceu para casar com o rei-herói Gilgamesh, porque ela era impressionada com a sua coragem e façanhas. De acordo com o épico de Gilgamesh, ele recusou a oferta e insultou Ishtar, lembrando a deusa de todos os amantes anteriores que ela havia prejudicado. Enfurecida, Ishtar enviou o Touro feroz do Céu para matar Gilgamesh, mas ele e seu amigo Enkidu mataram o animal. 

O segundo mito mais conhecido de Ishtar diz respeito a sua descida ao submundo e o sacrifício de seu marido Tammuz (também conhecido como Dumuzi). Nesta história, Ishtar resolveu visitar o submundo, que era governado por sua irmã Ereshkigal, talvez para tomar o poder lá. Antes de partir, ela instruiu seu seguidor, Ninshubur, de procurar a ajuda dos deuses, caso ela não voltasse.

Para chegar ao submundo, Ishtar teve que passar por sete portas e remover um símbolo do seu poder- como uma peça de roupa ou um pedaço de jóias - em cada um. No último portão, a deusa, nua e privada de todos os seus poderes, conheceu sua irmã Ereshkigal, que anunciou que Ishtar deve morrer. Ela morreu imediatamente, e seu corpo foi pendurado em uma estaca.

Enquanto isso, o deus Enki aprendeu com Ninshubur que Ishtar estava desaparecida e enviou dois mensageiros que restauraram-lhe a vida. No entanto, a fim de deixar o submundo, Ishtar tinha que substituir, conta própria, seu corpo por outro. A deusa ofereceu então seu jovem marido, Tamuz, para tomar seu lugar. Este conto de morte e renascimento foi associado com a fertilidade e ligados às estações do ano e os ciclos agrícolas, bem como a história de Perséfone na mitologia grega.

Ishtar era adorada como uma deusa tanto do bem quanto do mal pelas pessoas próximas do antigo Oriente. Eles honraram-na como a protetora do casamento e da maternidade, assim como uma guerreira e deusa da tempestade.

Templos e Rituais

Os templos de Ishtar foram construídos ao longo do antigo Oriente Próximo. Entre os mais famosos foram os nas cidades de Erech, Babilônia, Ur e Nínive. Seu culto era muito popular e alguns dos rituais tinham caráter sexual, enquanto outros rituais relacionava-se a libações e outras ofertas corporais.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Um resquício por trás desse antigo ritual talvez seja o dos ovos de Páscoa, embora não exista uma prova concreta associando os dois rituais. De qualquer forma, em muitas culturas o ovo é considerado um símbolo de fertilidade.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Vocês poderiam fazer um post sobre Tamuz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está em produção a algum tempo. Muitas informações para organizar, mas espero trazer em breve.

      Excluir
  2. Acho que Inanna e diversos outros deuses e deusas expressam e retratam uma totalidade que esse neo paganismo nutella (cristianizado, engajado, reduzido a algo bonitinho pra ser consumido) não compreende.
    A natureza, a vida, o ser humano tem vários aspectos, e a guerra, os sentimentos que não são considerados nobres e belos, as crises, ou o lado feroz da natureza, fazem parte. Inclusive no tarot das deusas, Inanna/Ishtar fala disso,de aceitar sua sombra, do submundo, do renascimento.
    Esse paganismo new age cheio de posers de Harry Potter e menininhas lacradoras não compreendem essa profundidade. Inclusive o artigo que fala sobre os Warlocks eu comentaria a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Amo esse site.Tão rico em informações sobre diversas culturas e mitos, e sempre com lindas imagens.
    Inanna acho que serviu de base para deusas de diversas culturas posteriores, incluindo talvez a Ostara da mitologia germânica, associada a ovos e fertilidade também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sobre Inanna, alguns acreditam que a própria Afrodite tenha se originado dela.

      Excluir
    2. Afrodite, Atena, Ísis, Astarte, Astaroth, Ishtar, de fato são nomes que se referem todos á Inanna, dá no mesmo.
      Inanna, SUMÉRIA, Ishtar, BABILÔNIA. Nesta época ela era a Deusa da sedução e da destruição, enquanto que Ninhoursag/Ninmah/Hathor era a Deusa-Mãe, sendo a consorte de Enki, porém Ela deixou a sua constelação de DEUSA-MÃE á Inanna/Ishtar, e então Inanna foi até o Egito se tornando ÍSIS, e assumindo o ofício de DEUSA-MÃE, deixando de ser a deusa da destruição. Nesta época o culto de Deusa-Mãe á Ninmah/Hathor perdeu prestígio, sendo passado á Inanna/Ishtar/Ísis. Porém após o domínio de sacerdotes draconianos/reptilianos no Egito, encarnados por Anu/Adonay na terra, em 2000AC, ela teve que deixar o Egito fugindo da perseguição cósmica e mudando o seu nome para ASTAROTH/ASTARTE, que são nomes masculinos. E assim disfarçada de homem, ela se escondeu em Canaã.

      Cara, tu tem que estudar melhor os conteúdos que tu posta no site. Tem muita coisa repetida que tu coloca e também com genealogias erradas. Estude o site loveenki.
      Ishtar e Inanna é a mesma coisa, e ela assumiu o ofício de Hathor como Deusa-Mãe se tornando Ísis, como Baal assumiu o ofício de Deus da agricultura em Canaã que antes pertencia á Dagon.

      Excluir
    3. Obrigado pelo feedback. Tem coisa errada sim, eu tenho ciência disso e tenho revisado muitos posts antigos. Posts como esses de Inanna/Ishtar foram feitos numa época em que eu e outros ex-membros do blog mal pesquisavamos, só copiavamos e colavamos. Agora, sou somente eu, e faço o possível pra corrigir os erros que detecto e revisar posts antigos. Mas como disse, sou somente um e não tenho tempo e nem motivação pra ficar 24h por dia procurando defeitos aqui. Nem vale a pena, sinceramente.

      Excluir
    4. Agora, quando alguém vem aqui e aponta esses erros COM EDUCAÇÃO, eu até faço questão de priorizar correções ou atender algum pedido.

      Excluir
  4. Oi espero tudo bem, boa noite! A Rainha Semíramis parece muito com Ishtar e seus atributos, havia será algum sincretismo entre elas?

    ResponderExcluir
  5. Esse aí de cima que tá questionando o Sleipni, se achando sábio demais, cometeu um erro: Atena deriva da deusa Anat, e Anat não é Astarte, essa sim influenciou o culto à Afrodite!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse aí de cima que tá questionando o Sleipni, se achando sábio demais, cometeu um erro: Atena deriva da deusa Anat, e Anat não é Astarte, essa sim influenciou o culto à Afrodite!!!

    ResponderExcluir
  7. E não dá tudo no mesmo, quem precisa estudar mais é vc! Inanna fugiu, Ishtar fugiu, Ísis fugiu que virou Astarote, meu quanta idiotisse!!! E outra Astarote era um nome pejorativo de Astarte que os hebreus colocaram pra rimar com boset "vergonha"... onde vc estudou isso?

    ResponderExcluir
  8. Aí Sleipni só vc pra aguentar isso... ela fugiu, fugiu, fugiu que virou Astarote... Nossa que vergonha

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby