Image Map

2 de janeiro de 2013

Surtur

۞ ADM Sleipnir


Surtur ou Surt (antigo nórdico surtr , "negro", provavelmente uma referência à sua aparência carbonizada) é um jötunn ancião, líder dos gigantes de fogo do Muspelheim. Surtur é citado na Edda poética, compilada no século 13 a partir de fontes tradicionais mais adiantadas, e na Prosa Edda, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Em ambas as fontes, Surtur é anunciado como sendo uma figura importante durante os eventos do Ragnarök, carregando sua espada brilhante, ele irá para a batalha contra os Æsir, tendo um confronto com o grande deus Freyr, e depois as chamas que ele traz vão engolir a Terra. 

Surtur não é mencionado em grande parte da mitologia pagã que foi recuperada e escrita nos Eddas. Existem algumas escolas de pensamento que discutem se Surtur foi de fato o primeiro ser, criado a partir do fogo primordial. Este fogo teria derretido a geada de gelo para revelar Audumla, e para criar o ser primordial, Ymir. Além disso, como o tempo, o fogo de Surtur teria sido o suficiente para revelar o primeiro dos deuses, Buri, o pai de Odin, que se tornaria o chefe do Æsir. Se esta visão estiver correta, então Surtur é o começo de toda a vida e o final dela também.

De acordo com a Edda em Prosa, Muspelheim é completamente inóspita para qualquer ser que não fosse nativo do reino ígneo. Apesar disso, ela era vigiada por Surtur. O gigante do fogo fica posicionado na fronteira de Muspelheim para impedir que qualquer outra pessoa se aventurasse por ela. Surtur protege seu reino com uma espada flamejante e patrulha suas fronteiras até que o Ragnarök tenha início. Com o advento o Ragnarok, Surtur e seus gigantes de fogo irão se juntar aos gigantes de gelo, bem como ao grande lobo Fenrir, seu irmão mais velho Jormundgand, a serpente do Mundo, a deusa dos mortos Hela e seu pai Loki, em uma batalha contra os Aesir e Vanir. Muitos deuses morrerão durante o conflito, e Surtur estará destinado a lutar contra o desarmado deus Freyr antes do fogo de Muspelheim varrer a terra e deixá-la limpa e pronta para um novo ciclo de vida. 


Na cultura popular
  • Surtur aparece na capa e nome de um dos discos da banda Amon Amarth, "Surtur Rising";
  • Surtur é um dos vilões de Thor nos quadrinhos da Marvel;
  • Ele também figura no jogo Thor: God of Thunder (2011) e no terceiro filme do herói nos cinemas,"Thor: Ragnarok";
  • No jogo League of Legends, o personagem Brand também referência Surtur, o que pode ser notado pelo seu tema (fogo), por sua aparência (pele de cor preta e coberta por chamas), além de uma de suas frases dizer que lançará fogo sobre o mundo, exatamente com Surtur fará durante o Ragnarök.
  • No livro Magnus Chase and the Gods of Asgard, Surtur é um dos personagens, o qual é responsável pela morte do protagonista.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. vcs sao muito fodas continuem com mais mitos nordicos.

    ResponderExcluir
  2. Mitos...eu necessito lê-los..lê-los e relê-los.

    ResponderExcluir
  3. Como Surtur morre?

    No Ragnarok todo mundo morre: Loki mata e ao mesmo tempo é morto por Heimdal, Fenrir devora Odin mas logo depois é morto nas mãos de Vidar, Jormungand mata e é morto por Thor...

    E quem mata Surtur?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém mata Surtur. Ele é combatido pelo deus Frey e o mata. Quanto ao seu fim, há fontes que afirmam que ele é morto com a queda de Yggdrasil sobre ele, após o dragão Niddhogg terminar de roer suas raízes, enquanto outras fontes afirmam somente que sua chama se extingue ao final do Ragnarok.

      Excluir
  4. Eu li um texto dizendo que Muspelheim não é um dos nove reinos,por que não está na parte tricentrica do universo. Então disseram que os nove reinos são Asgard, Vanaheim, Álfheim,MMidgard, Jotunheim, Nidavellir, Svartalfheim,Nifl Niflheim e Helheim. Isso tá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A existência de “nove mundos” é mencionada de passagem em um poema na Edda Poética. No entanto, nenhuma fonte fornece uma lista de exatamente quais mundos compõem os nove. Com base nos tipos de seres encontrados na mitologia nórdica e na referência a suas terras natais em várias fontes literárias, foi estabelecida a seguinte lista:

      -Midgard, o mundo dos homens;
      -Asgard, o mundo da tribo dos deuses e deusas Aesir;
      -Vanaheim, o mundo da tribodos deuses e deusas Vanir;
      -Jotunheim, o mundo dos gigantes;
      -Niflheim, o mundo primordial do gelo;
      -Muspelheim, o mundo primordial do fogo;
      -Alfheim, o mundo dos elfos;
      -Nidavellir / Svartalfheim, o mundo dos anões;
      -Hel, o mundo da deusa homônima Hel e dos mortos.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Não. Não há nada atestado nos Eddas a respeito disso.

      Excluir
    2. Estaria mais para um "pai", já que foi seu calor que ajudou a formar Ymir. Mas foi como ele disse, não há nada confirmado

      Excluir
  6. Ainda existe um terceiro Gigante de Fogo, que se chama Loge. Ele esta no mito da viagem de Thor a Utgard. Agora eu tenho uma pergunta: o termo "Jotun" parece se referir apenas aos Gigantes de Gelo. Se é assim, como os Gigantes de Fogo são chamados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Jotun é um termo geral que serve para qualquer gigante nórdico. Como não há muitos gigantes de fogo, o termo acaba sendo associado aos gigantes de gelo como se fossem sinônimos.

      Excluir
  7. Oi, sou mto fã do blog. Vc tem mais algumas informações sobre musphelhein pra dividir? Se existe outros seres ali presentes, curiosidades, não sei. E é verdade que musphelhein significa "casa da desolação"

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby