20 de janeiro de 2013

Qilin

۞ ADM Sleipnir




O Qilin (do Chinês 麒麟 ; mandarim Chí-lin) é uma das mais importantes e extraordinárias bestas mitológicas chinesas. É uma criatura encontrada em vários contos por toda a China. Embora muito documentado e sendo uma criatura mítica evidente na China, a barreira da língua torna as pesquisas sobre ele uma tarefa difícil. Além da barreira da língua, a diferenciação de ortografia também é um problema. É conhecido no Japão como Kirin e na Coréia como Kylin.

Acredita-se que ele traz prosperidade, serenidade, e prole masculina. O Qilin ocasionalmente é descrito como o "Unicórnio chinês", porque às vezes é representado com um único chifre. Diz-se que o Qilin aparecerá com um sábio ou imortal, e às vezes é a montagem de um imortal.

Aparência



Na história chinesa, cada dinastia possui uma visão diferente da criatura e a aparência do Qilin mudou com cada mudança de dinastia. Durante a dinastia Ming (1368-1644), sua imagem era representada por um dragão com os cascos de boi, e possuía uma cabeça coberta por um par de chifres e chamas como ornamento. Durante a dinastia Qing (1644-1912), o Qilin era um animal muito mais fantasioso, que tinha a cabeça de um dragão, com os chifres de um cervo, escamas de peixe, cascos de boi, e uma cauda de leão. 





Características


Apesar de parecer perverso, o Qilin é geralmente tranquilo e suave, a menos que confrontado por pessoas más, quando chamas irrompem de sua boca e tornam-o extremamente feroz, situação na qual certamente ele usará seus poderes mágicos para destruir os ímpios. O Qilin é vegetariano e tem uma natureza encantadora, generosa, muito calma e caridosa e possui acima de tudo, um grande respeito a vida. 

Ele tem uma enorme compaixão pelos jovens e puros de coração, não tolerando aqueles que abusem deles. Ele nunca irá tirar a vida de um inocente, e também os protegem de qualquer ameaça, tornando um protetor implacável, cuspindo fogo entre outras habilidades que são contadas de conto pra conto. Dizem que ele possui facilidade de aprendizado da linguagem humana e também a telepatia, a qual ele usa para verificar se um humano diz a verdade ou não.

Diz-se também que ele pode andar na grama, sem perturbar uma única folha. O Qilin, segundo a lenda, também tem a capacidade de andar sobre a água e só vai aparecer em áreas governadas por líderes sábios, benéficos e virtuosos. Ele também só aparece para aqueles que tem respeito a vida tanto quanto ele tem. 

É muito dificil a aparição de um Qilin, pois ele só aparece para aqueles que tem respeito à vida o mesmo tanto quanto eles têm. Se caso alguém for capaz de dominá-lo, ele se suicida, pois não aceita ser domado.

A Dança Qilin 

A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar das danças do Dragão chinês e do leão, que são executadas em festivais importantes, mas poucos conhecem a Dança Qilin. Na hierarquia de danças chinesas, o Qilin é a a segunda após a do dragão em termos de tradição. Caracteriza-se por movimentos que representam explosões de energia e força e acompanham o ritmo forte do prato e do gongo para espantar os maus espíritos.É praticada somente por experientes lutadores de Kung-fu.




Mais sobre o Qilin e a cultura chinesa

Esta criatura sagrada tem uma forte conotação com a fertilidade, possuindo uma ligação direta com várias deusas da fertilidade da cultura chinesa. A presença do Qilin em templos em toda a Xiamen, na China, indica que as pessoas iriam olhar para representações do Qilin para terem filhos. Na China, porém, a fertilidade tem um significado diferente do que na cultura americana. Um desejo de fertilidade na China não é apenas para o nascimento de uma criança, mas para uma criança do sexo masculino, com a boa moral e a inteligência para trazer riqueza e sucesso para a família. Portanto, o Qilin inspira bons costumes e estudiosidade. Além disso, outro destaque do Qilin na cultura chinesa é o simbolismo militar. A dinastia Qing usou o Qilin como símbolo de primeiro grau oficiais militares da Corte Imperial.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Achei interessante.
    Li em alguns mitos sobre o qilin escolher os seus proprios donos o mesmo serão futuros governantes ,sabios e na atualidade seriam futuro presidente o/

    ResponderExcluir
  2. O livro do escritor I.R.Hovell Wilbur e o Qilin retrata bem a imagem dele. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto, gostei muito da lenda.

    Obs: Sobre a parte em que vc explica como ele aparece, vc escreveu 2x a mesma frase.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby