Image Map

5 de janeiro de 2013

Kali

۞ ADM Sleipnir



Kali (do sânscrito काली, literalmente "Aquela que é Negra" ou "Aquela que é a morte"), é uma deusa pertencente a tríplice hindu da criação, da preservação e da destruição. Ela é também um é dos muitos aspectos da grande deusa-mãe Devi, assim como a deusa Durga e também Parvati, consorte do deus Shiva. Deusa da morte e da sexualidade, é representada como uma mulher exuberante, possuidora de quatro braços, pele azul, os olhos ferozmente arregalados, os cabelos revoltos, a língua pendente, os lábios tintos de hena e bétele. Traz um colar de crânios em volta do pescoço e uma saia de braços decepados - expressando, assim, a implacabilidade da morte. Sempre é representada em pé sobre o corpo caído do esposo Shiva. 

Kali é uma das divindades mais cultuadas do hinduísmo e é venerada na Índia como uma mãe. Ela é a fome insaciável do tempo, que dá a luz e depois devora. Crânios, cemitérios e sangue estão todos associados ao seu culto. A energia de Kali é incontrolável.

A celebração à deusa Kali Mãe acontece entre o final de outubro e o início de novembro. As cerimônias têm início nas residências dos devotos que recebem a marca da deusa em cor vermelha na entrada; são chamadas de Kali Bari, ou os “Lares de Kali”. Existem muitos templos dedicados a Deusa, espalhados em bosques, florestas, campos e montanhas.

Mitologia

A Batalha contra o Demônio Mahishasura

No primórdios dos tempos, um demônio chamado Mahishasura ganhou a confiança de Shiva depois de uma longa meditação. Shiva ficou agradecido por sua devoção e então lhe concedeu a dádiva de que cada gota de seu sangue produziria milhares como ele, que não poderiam ser exterminados nem pelos homens, nem pelos deuses. De posse de tamanho poder, Mahishasura iniciou um reinado de terror vandalizando pelo mundo. 

As pessoas foram exterminadas cruelmente e até mesmo os deuses tiveram que fugir de seu reino sagrado. Os Deuses reuniram-se e foram se queixar para Shiva das atrocidades cometidas pelo tal demônio. Shiva ficou muito zangado ao ser informado de tais fatos. Sua cólera, por sentir-se traído em sua confiança, saiu do terceiro olho na forma de energia e transformou-se em uma mulher terrível. 

Shiva aconselhou que os outros deuses também deveriam concentrar-se em suas shaktis e liberá-las. Todos os Deuses estavam presentes quando uma nova deusa nasceu e se chamou a princípio de Durga, "a Invencível". Ela tinha oito mãos e os deuses a investiram com suas próprias armas de poder: o tridente de Shiva, o disco de Vishnu, a flecha flamejante de Agni, o cetro de Kubera, o arco de Vayu, a flecha brilhante de Surya, a lança de ferro de Yama, o machado de Visvakarman, a espada de Brahma, a concha de Varuna e o leão, que é o meio de locomoção de Himavat. 

Montada no leão, transformou-se em Kali, e cega pelo desejo de destruição atacou Mahishasura e seu exército. A deusa exterminou demônio após demônio, exército após exército e um rio de sangue corria pelos campos de batalha, até que finalmente, decapitou e bebeu o sangue de Mahishasura estabelecendo novamente a ordem no mundo.


Logo após a batalha, Kali iniciou sua eufórica dança da vitória sobre os corpos dos mortos. Com esta dança todos os mundos tremiam sob o tremendo impacto de seus passos. Em muitas ocasiões, seu consorte Shiva teve de se atirar entre os demônios por ela executados e deixá-la pisoteá-lo. Esse era o único modo de trazê-la de volta à consciência e evitar que o mundo desabasse.

Kali e Raktabija

Em outra versão do surgimento de Kali, há a história do terrível asura Raktabija. Como a maioria dos asuras, ele estava causando muitos problemas para os deuses e homens, devido à sua habilidade de produzir uma duplicata sua cada vez que uma gota de seu sangue derramava no chão. Dessa forma, cada vez que Raktabija era atacado, mais inimigos idênticos a dele surgiam para serem enfrentados. Os deuses decidiram se unir e combinar toda a sua energia divina para produzir um ser que fosse capaz de destruir Raktabija. O resultado dessa união foi Kali (em outra versão apenas Durga produz Kali). Recebendo todas as armas divinas dos deuses, Kali rapidamente procurou Raktabija e suas duplicatas e começou a engolí-los inteiros, impedindo assim que houvesse derramamento do seu sangue e a criação de mais duplicatas. O próprio Raktabija foi morto quando Kali cortou sua cabeça com uma espada e depois bebeu todo o seu sangue, certificando-se de que nenhuma gota caísse no chão.


O Sequestro do Rei

Existe uma famosa história sobre um rei santo que foi sequestrado por um bando de ladrões para ser oferecido num sacrifício de sangue num templo de Kali. No entanto, Kali surgiu furiosa de dentro de uma de suas estátuas com sua hoste de fantasmas e demônios e pôde perceber as enormes virtudes desse rei santo. Kali então matou o líder dos ladrões e seu bando, provando que aqueles que têm boas qualidades são protegidos por ela. As escrituras védicas contam que quando os guerreiros vão para a luta costumam invocar o nome de Kali para o sucesso contra os inimigos nas batalhas.

Daruka

Um demônio chamado Daruka tinha uma benção de que apenas uma mulher poderia matá-lo. Quando chegaram relatos de suas atrocidades, Shiva pediu a Parvati que o matasse. Então Parvati entrou no corpo de Shiva, e a partir do veneno que estava contido em sua garganta ela se transformou e reapareceu como Kali. Ela reuniu um exército de Pishachas que comem carne humana e com sua ajuda destruiu Daruka. O Skanda Purana amplia mais essa história. Kali não parou a destruição mesmo depois de matar Daruka. Embriagada pelo consumo do veneno e pelo sangue do demônio, Kali se tornou incontrolável, enlouquecida, e por suas atividades destrutivas colocou em perigo o equilíbrio cósmico. Finalmente, Shiva assumiu uma das formas da própria Kali e sugou dos seios dela todo o veneno. Depois disso, ela se acalmou.

Arte de eniqma2000

fontes: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. parabens para o blog muito bom (:

    ResponderExcluir
  2. Legaaalll....ela aparece nos livros de A maldição do tigre que eu amooooooo....s2
    Tô adorando esse blog...
    Eu só não achei a história de Iansã que é uma deusa da mitologia africana....
    Publiquem aí por favor....
    Adorei a maneira como vcs contam os mitos com as imagens e todos os detalhes.....
    POOOR FAVOOORRR...quero ler a história de Iansã aqui....PLEEEASE...:D
    bjus...vou sempre voltar pra ver se vcs já publicaram...
    Até mais... *-*

    PS: não tá confirmando o meu email aqui pra
    identificar meu comentário....
    então vou colocar meu nome aqui msmo :D
    Meu nome é Tamires tenho 20 anos
    e adorei seu blog *-*
    voltarei sempre...bju :*

    ResponderExcluir
  3. Coloca meu nome em o livro de oracao para prosperidade andrea cassia neves de azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar seu nome é no Livro da Morte / Death Note

      Excluir
  4. esqueceu de falar que kali é uma arte marcial filipina

    ResponderExcluir
  5. Me ficou confuso alguns detalhes.
    Eu entendi, Durga se tornou Kali, oque torna deusa da Destruição ( Kali ) não um ser "fisico", mas algo alcançável, algo que você se torna
    Ex.: Atingir a Iluminação e se tornar Buda. Ou algo como um Avatar divino temporário.

    Está certo?

    ResponderExcluir
  6. Eu achava que isso seria uma ceita evangélica, mais me enganei longe

    ResponderExcluir
  7. Ela é uma face de Parvati ou de Durga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mitos onde Parvati originou Kali, tem outros que é Durga, e tem ainda um onde todos os deuses se unem para criá-la. A verdade é que Kali, assim como Durga e Parvati são personificações/manifestações da deusa Devi.

      Excluir
  8. Kali é incrível!,ela destrói todo mal,sem misericórdia!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby