Image Map

3 de janeiro de 2013

Gárgulas

۞ ADM Sleipnir

Gárgula da Catedral de Notre Dame


Uma gárgula é uma estátua com face ou figura de um animal grotesco esculpida, projetada a partir da caleira, especialmente de edifícios góticos. A função estrutural é a de impedir que a água a extrair do edifício cause infiltrações nas paredes e no solo perto do edifício, pelo que as gárgulas costumam possuir uma dimensão razoável com a finalidade de projetar a água à maior distância possível.. O nome Gárgula é uma derivação da palavra francesa gargouille, que significa “garganta”. Nos dias atuais, com a evolução das técnicas arquitetônicas, as gárgulas são usadas exclusivamente como artigo decorativo.

Gárgulas, Protetores do mal 


Existem muitas teorias de como e por que os arquitetos medievais e escultores de pedra criaram as gárgulas. Acredita-se que elas eram usadas ​​para afastar do mal e agir como guardiões da igreja para manter os espíritos terríveis do mal à distância e que foram inspiradas a partir de um trecho escrito na Bíblia. A historiadora Adrienne Mayor, especialista em ciência antiga e na cultura folclórica, acredita que eles foram inspirados pelos restos de esqueletos e ossos de dinossauros, encontrados pelos paleontólogos gregos e romanos. Muitas gárgulas são semelhantes às lendas e figuras dos celtas antigos, como o Homem Verde ou ” Jack in the Green” - o deus da adoração das árvores. Os artistas pagãos que criaram essas estátuas foram inspirados por sua cultura e foram os últimos vestígios do paganismo de uma época em que Deus seria ouvido em árvores e planícies fluviais.




Ou as gárgulas são representações de profundos elementos enraizados na natureza humana e expressões de medos subconscientes do homem ou são tentativas de definir ou incorporar males do mundo em elementos gerenciáveis. 


Quaisquer que sejam suas verdadeiras origens, essas impressionantes imagens tem estado ao lado do homem há centenas de anos e elas ainda parecem capturar e inspirar a imaginação da sociedade moderna. Talvez elas, de fato, tenham um espírito próprio! 




A Lenda de "La Gargouillie" 

Há muito tempo na França, existiu um dragão chamado La Gargouille, que saia de sua caverna perto do rio Sena, onde engolia navios e destruía as propriedades com seu hálito de fogo. A fim de satisfazê-lo, o povo de Rouen alimentava-o oferecendo uma vítima viva a cada ano. Sabia-se que La Gargouille preferia donzelas inocentes, mas os habitantes da cidade costumavam lhe oferecer um dos seus condenados. 

São Romanus, um padre que veio a Rouen cerca de 600 dC, convenceu os aldeões a deixá-lo lidar com o dragão. Os aldeões prometeram se batizar e construir uma igreja, se ele dominasse La Gargouille. 

Usando seu equipamento de exorcismo, sinos, livros, velas e cruzes - São Romanus escondeu-se atrás de um grande bosque que havia do outro lado do Rio Sena. Algumas horas mais tarde, ele e um prisioneiro condenado saíram de lá, atraindo La Gargouille com o seu cruxifixo e prendendo-o a uma coleira formada a partir de seu manto de sacerdote. Os cidadãos da cidade amarraram o dragão a uma estaca e incendiaram-o. O dragão foi morto, porém a cabeça e o pescoço não puderam queimar, pois eles estavam acostumados a ser aquecidos pela respiração de fogo do dragão. Eles o usaram para enfeitar o topo da Igreja construída em reconhecimento ao feito do padre.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Só brasileiros a escrever mal e dizer patacuadas.

      Excluir
    2. Pelo menos o comentário foi relacionado à postagem e não, uma fiscalização de como anda a escrita de quem não te diz respeito!

      Excluir
  2. São representações de entidades que se manifestavam aos druidas(posteriores a Ninrode) nos montes ,que tinham a forma de um altar, com quatro colunas de pedras nas extremidades

    ResponderExcluir
  3. Olá! Encontrei o sai-te de voces por que sou espirita e tenho sede de conhecimento com relçao a espiritualidade. Conversando com uma amiga me confessou ver gargulas no escuros de seu quarto. Uma moça de 27 anos aparentemente normal. Voces tem algo que me ajude para entender melhor sobre tudo isso, um ponto de partida ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  4. A primeira imagem parece estar fazendo a pose da minaj reflexiva

    ResponderExcluir
  5. Ola, pessoal estou importando alguns exemplares de gargulas esculpidos em rocha vulcanica com alturas entre 40 e 60 centimetros, queria a opiniao de vcs se eh um bom mercado e se aguem sabe um site de vendas para mim pesquisar preço. tenho fotos na loja da minha pagina no facebook, Bali Moveis Rusticos e Decor, e whatsap 19 994276662,,,,aguardo opiniao obrigaduuuuu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc ainda mantém esse número? Fiquei interessado

      Excluir
  6. Gárgulas não existem,demônios sim,é bem sabermos que ele se transforma no que ele quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa que fez esse post nunca disse que existiam

      Excluir
    2. Pq demonios existem mas gargulas nao? Vc por acaso já viu algum demonio? Se sim, vc precisa é de um psquiatra.

      Excluir
  7. Fiquei curioso sobre São Romanus pretende trazer ele pro blog ?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby