Image Map

4 de janeiro de 2013

Atlas

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Ryan Alexander Lee

Atlas (em grego, Άτλας, "resiste" ou "ousa") é um dos titãs da mitologia grega, sendo um dos mais famosos. Ele foi um dos líderes dos titãs durante sua guerra contra os deuses olímpicos (Titanomaquia), e após sua derrota, foi punido por Zeus com a tarefa de sustentar a abóbada celeste sobre seus ombros. Sua punição é singular entre os titãs, já que todos os que participaram do conflito contra os deuses foram banidos por Zeus para o Tártaro, enquanto os que se abstiveram de participar ou participaram ao lado dos deuses, foram recompensados.

Embora Atlas seja descrito na mitologia como o titã que sustenta o céu, nas artes ele é comumente retratado sustentado um globo em seus ombros, erroneamente interpretado por muitos como sendo o globo terrestre. O globo sustentado por Atlas na verdade simboliza a esfera celeste, que nada mais é que uma representação da abóbada celeste.

Arte de RaV89


Família

Atlas era filho do titã Jápeto com a oceânide Climene, e irmão dos titãs Prometeu, Epimeteu e Menoécio. Sua consorte era Pleione, também uma oceânide, e com quem teve sete filhas conhecidas coletivamente como Plêiades (Alcione, Mérope, Celeno, Electra, Estérope, Taigete e Maia). Segundo o poeta Higino, Pleione também gerou mais cinco filhas de Atlas, as chamadas Híades, e um filho chamado Hías.

De acordo com o historiador Diodoro Sículo, Atlas também era pai de outras sete filhas conhecidas como Hespérides, mas que não se tratam das guardiãs das maçãs douradas de Hera. Essas Hespérides eram ninfas do pôr do sol, fruto de sua relação com Héspera (irmã de Héspero). 

Algumas outras ninfas são ditas serem também filhas de Atlas, embora não se sabia quem são suas mães: 
  • Calipso, deusa-ninfa da ilha mítica de Ogígia que deteve o herói Odisseu por muitos anos no decorrer de suas andanças após a queda de Tróia, mas acabou sendo ordenada por Zeus a libertá-lo;
  • Maira, ninfa da estrela canina Sirius;
  • Dione, uma provável ninfa das montanhas, esposa do ímpio rei lídio Tântalo.
Plêiades

Encontro com Héracles

O herói Héracles (Hércules) procurou a ajuda de Atlas durante a execução do seu 11ª trabalho: roubar as maças douradas do Jardim das Hespérides. Ele foi aconselhado pelo titã Prometeu a não ir atrás das maçãs ele próprio, mas aliviar Atlas por um instante de seu castigo e despachá-lo nessa missão. Chegando ao Jardim, Héracles mata Ladon, o dragão de cem cabeças que o guardava e que por vezes atormentava Atlas,e então se oferece para sustentar o céu no lugar do titã, em troca dele buscar as maças em seu lugar.

Atlas aceita o acordo, no entanto, após voltar com as maçãs, ele não queria tomar o peso dos céus sobre si novamente, e se ofereceu para levar as maçãs a Euristeu ele mesmo. Héracles enganou o titã fingindo concordar com ele, e pediu que ele sustentasse o céu só um pouco, enquanto ele colocava algum estofamento em seus ombros. Assim que Atlas tomou o céu de volta em seus ombros, Héracles tomou as maçãs dele e partiu, abandonando o titã em sua eterna punição.


Uma versão dessa história relata que Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo pelo herói, que ergueu dois pilares conhecidos como Pilares ou Colunas de Héracles, sob os quais o firmamento dos céus foi apoiado.

O encontro com Perseu

Um mito tardio conta que Atlas foi transformado em pedra pelo herói Perseu.Em seu caminho de volta para Sérifos, Perseu passou pelo país das Hespérides, onde Atlas permanecia estático em seu papel de sustentar os céus. Vendo que o lugar era muito bonito, Perseu pediu a Atlas se podia dormir pelos arredores naquele dia, dizendo ao titã: "Se vês uma pessoa pela sua família, saiba que sou filho de Zeus e se, porém, valorizas grandes feitos, saiba que matei a górgona Medusa"

Após ouvi-lo, Atlas respondeu: "Tu, mortal, mataste a rainha das górgonas? Nenhum mortal teria condições para fazer tal coisa"Revoltado por Atlas não ter acreditado em suas palavras, Perseu mostra a cabeça de Medusa ao enorme titã, que ao encarar os olhos da górgona teve todo seu corpo petrificado, transformando-se em uma cordilheira conhecida como Cordilheira do Atlas. 


Deus da Astronomia

Atlas é creditado por alguns autores como um deus da astronomia, tendo sido o primeiro a instruir a humanidade na ciência astronômica, que era basicamente usada para navegação e medição das estações. O historiador Diodoro Sículo em sua obra Biblioteca Histórica diz que ele superou todos os outros ao dominar a astrologia e foi o primeiro a descobrir a natureza esférica, sendo portanto aclamado como o portador do céu. 

Cultura Popular

Atlas no MOBA Smite

    • Atlas nomeia a primeira vértebra da coluna cervical - uma clara referência ao local onde sustentava o gigantesco peso a que fora condenado suportar;
    • Na cartografia, Atlas é o coletivo de mapas, a coleção de cartas que representam o planeta Terra. O Oceano Atlântico também tem seu nome derivado de Atlas;
    • Um dos modelos da Ford , o Ford Atlas foi batizado sua homenagem.
    • Na franquia God of War, Atlas é encontrado duas vezes pelo protagonista Kratos. No jogo Chains of Olympus (2008) , Atlas é libertado de sua prisão no Tártaro por Perséfone para usar o poder de Helios para destruir o Pilar do Mundo; Kratos a destrói e acorrenta Atlas ao mundo, amaldiçoando-o para mantê-lo em seus ombros para sempre. No jogo God of War II (2007) , enquanto procurava as Irmãs do Destino, Kratos é capturado por Atlas depois de cair no Grande Abismo lutando contra Ícaro. Depois de quebrar suas correntes, ele tenta matar Kratos, mas é convencido a ajudá-lo a atravessar o Grande Abismo, desejando-lhe sorte e concedendo-lhe sua magia, Atlas Quake;
    Atlas em God of War
    • Atlas dá nome a uma empresa fabricante de armas no jogo Borderlands (2009) e em sua sequência Borderlands 3 (2019);
    • Atlas também é uma das divindades presentes no MOBA Smite;
    • Em A Maldição do Titã, 3º livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, Atlas aparece como o principal antagonista do mesmo;
    • Ele é uma das seis figuras que concedem atributos ao herói Shazam (DC), quando este se transforma. No caso de Atlas, o atributo concedido é a resistência;
    • Na Marvel, o nome Atlas está associado a um vilão (Erik Josten), a uma equipe (Agentes da Atlas) e ao próprio titã, que já apareceu nos quadrinhos de Thor e de Hércules.
                  Atlas em O Incrível Hércules #121 (Novembro, 2008)
                  PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

                  12 comentários:

                  1. obg vc me ajudou muito... en outros sites q pesquisei atlas segurava o olimpo e em outro ele segurava o mundo.

                    ResponderExcluir
                    Respostas
                    1. SEMPRE FICOU OBVIO QUE ERA O MUNDO QUE ELE SEGURAVA... AMADOR

                      Excluir
                  2. Enigmático ao extremo; Seria Atlas séptico aos calcanhares de Bastardo? Isso é Imponentemente para outro comentário.

                    ResponderExcluir
                  3. Gostei muito da leitura, bastante informativa. Fui pesquisando as coisas a medida que fui lendo, e tudo que vcs postaram tem fundamento no mito e nas referências ao nome "Atlas". Excelente trabalho!

                    ResponderExcluir
                  4. Perseu o petrificou por piedade ou para castiga-lo?

                    ResponderExcluir
                    Respostas
                    1. Ao retornar de seu confronto com a górgonas, Perseu passou pelo país das hespérides, onde ficava o titã Atlas, que havia sido condenado a segurar a abóbada celeste em seus ombros. Vendo que o lugar era muito bonito, Perseu pediu a Atlas se podia dormir pelos arredores naquele dia, dizendo ao titã: "Se vês uma pessoa pela sua família, saiba que sou filho de Zeus e se, porém, valorizas grandes feitos, saiba que matei a górgona Medusa". Atlas responde: "Tu, mortal, mataste a rainha das górgonas? Nenhum mortal teria condições para fazer tal coisa". Muito revoltado por não ter sido acreditado por Atlas, Perseu mostra a cabeça de Medusa ao enorme titã, este quando encara os olhos da górgona começa a ter todo seu corpo petrificado, seus ossos se transformam em uma montanha, sua barba em floresta e sua cabeça o cume.

                      Excluir
                  5. Mas Atlas régia o quê antes de ser condenado? Vejo que Ele foi condenado a sustentar o "céu nos ombros" mas não mostra no que Ele atuava antes disso... exemplo,Céos era "o Titã da Inteligência"; já tinha lido que Ele governava a Lua,mas nunca vi outro site dizer isso... obrigado! ^^

                    ResponderExcluir
                    Respostas
                    1. Eu só achei no texto (seu) :"Senhor das águas distantes". :P

                      Excluir
                    2. Atlas era o general do exército dos Titãs, então eu acho que ele era o Titã da Guerra ou coisa assim.

                      Excluir
                    3. Outros "cargos" dele são:
                      Tenente de Kronos
                      Titã de Resistência, Astrologia e Força.

                      Excluir



                  Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

                  1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
                  2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
                  3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
                  4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
                  5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

                  Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

                  De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



                  Ruby