21 de janeiro de 2013

Alicanto

۞ ADM Sleipnir


O Alicanto (ou Allicanto), na mitologia chilena, é um pássaro lendário do deserto de Atacama, possuidor de grandes asas, bico metálico curvo e pernas longas, com enormes garras. Diz a lenda que as suas asas brilham com belas cores metálicas durante a noite, e possui olhos que emitem luzes estranhas. Dizem que os Alicantos vivem em cavernas pequenas, entre colinas que contêm minerais. Eles também se alimentam de ouro e prata, e devido a essa alimentação não podem voar.

Segundo as histórias, esse pássaro vive no norte do país e o sonho de muitos mineiros é encontrá-lo, na esperança de que um dia essa fantástica criatura vai mostrar-lhes o caminho para um veio de ouro ou prata.


Qualquer mineiro que vê este pássaro recebe boa sorte e se ele for capaz de segui-lo sem ser pego, o Alicanto irá levá-lo a uma mina repleta de ouro e prata. No entanto, se for pego pelo pássaro, ele vai enganar o mineiro guiando-o a morte na queda de um penhasco. Ou em outras histórias, o abandonará num lugar completamente isolado, sem água ou comida, e só uma oração à Virgem de Punta Negra pode lhe mostrar o caminho de volta. Ainda que haja a possibilidade do pássaro guiá-lo até o tesouro, deve-se considerar o fato de que o Alicanto é uma criatura ciumenta e talvez não deseja compartilhar seu alimento com ninguém, abrindo brecha para que o mineiro seja enganado por ele.

O Alicanto não deve ser confundido com o Alicante, uma cobra de ficção mexicana que bebe o leite da mãe e impregna as mulheres, ou usa o estômago humano como um lugar de vida.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby