Image Map

21 de janeiro de 2013

Alicanto

۞ ADM Sleipnir

O Alicanto (ou Allicanto), na mitologia chilena, é um pássaro lendário do deserto de Atacama, possuidor de grandes asas, bico metálico curvo e pernas longas, com enormes garras. Diz a lenda que as suas asas brilham com belas cores metálicas durante a noite, e possui olhos que emitem luzes estranhas. Dizem que os Alicantos vivem em cavernas pequenas, entre colinas que contêm minerais. Eles também se alimentam de ouro e prata, e devido a essa alimentação não podem voar.

Segundo as histórias, esse pássaro vive no norte do país e o sonho de muitos mineiros é encontrá-lo, na esperança de que um dia essa fantástica criatura vai mostrar-lhes o caminho para um veio de ouro ou prata.


Qualquer mineiro que vê este pássaro recebe boa sorte e se ele for capaz de segui-lo sem ser pego, o Alicanto irá levá-lo a uma mina repleta de ouro e prata. No entanto, se for pego pelo pássaro, ele vai enganar o mineiro guiando-o a morte na queda de um penhasco. Ou em outras histórias, o abandonará num lugar completamente isolado, sem água ou comida, e só uma oração à Virgem de Punta Negra pode lhe mostrar o caminho de volta. Ainda que haja a possibilidade do pássaro guiá-lo até o tesouro, deve-se considerar o fato de que o Alicanto é uma criatura ciumenta e talvez não deseja compartilhar seu alimento com ninguém, abrindo brecha para que o mineiro seja enganado por ele.

O Alicanto não deve ser confundido com o Alicante, uma cobra de ficção mexicana que bebe o leite da mãe e impregna as mulheres, ou usa o estômago humano como um lugar de vida.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Muito boa, essa lenda. meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Si eu encontro um pássaro desse dava feito na vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se ele não te ver, se te ver enquanto olha pra ele te leva a um precipício onde vai dar um fim a sua vida '-'

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby